Internacional Titulo
Militar americano que matou iraquiano é condenado a 3 anos de prisão
Da AFP
11/12/2004 | 19:03
Compartilhar notícia


O sargento americano Johnny Horne, foi condenado a três anos de prisão por assassinato premeditado de um iraquiano ferido e desarmado no bairro de Sadr City, em Bagdá, ocorrido no dia 18 de agosto. O militar indicou que matou Kassim Hassan para que parasse de sofrer. Uma corte marcial deu o veredicto na sexta-feira à noite e decidiu também rebaixar Johnny Horne, o acusando de desonrar o exército por sua conduta.

O fato aconteceu depois que soldados da unidade de Horne dispararam contra um caminhão que se negava a acatar suas ordens e cujos passageiros supostamente colocariam bombas artesanais no bairro. Kassim Hassan conseguiu deixar o caminhão incendiado pelos tiros, mas caiu no chão gravemente ferido.

Ao ser indagado pelo juiz sobre sua intenção ao disparar, Horne respondeu: "Queria pôr fim a seu sofrimento, minha opinião é que não poderíamos ajudá-lo". "Disparei um tiro em sua cabeça e ele parou de tentar respirar", acrescentou o sargento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;