Nacional Titulo
Painel aponta deputados favoráveis aos transgênicos
Do Diário do Grande ABC
07/12/1999 | 15:28
Compartilhar notícia


Sob a inscriçao "Deputados que podem fazer você uma cobaia dos transgênicos", o Greenpeace montou um painel diante da Assembléia Legislativa/RS, revelando o nome de 21 parlamentares favoráveis à liberaçao do cultivo de organismos geneticamente alterados no Rio Grande do Sul. Na manha desta terça-feira, os militantes instalaram o mural onde sao identificados deputados do PMDB, PFL, PPB e PTB.

Um folheto distribuído no local pergunta "Sabe quem vai ser cobaia dos transgênicos?". E responde: "Você". O panfleto exibe a foto de um homem dentro de uma gaiola, com a advertência de que "estao querendo usar você, sua família e nosso país como cobaias". Diz que os efeitos dos alimentos transgênicos para a saúde e o meio ambiente "ainda sao desconhecidos" e que sua adoçao aumentará o monopólio no mercado de alimentos, sustentando que empresas transnacionais "nao pensam duas vezes" antes de usar o consumidor como cobaia. Em todo o mundo, o Greenpeace propoe uma moratória de cinco anos para os transgênicos.

Articulado por deputados do PFL, PMDB, PPB e PTB, um substituto que tramita no Legislativo, juntando cinco projetos das mesmas bancadas, permite semear transgênicos no estado. Como uma sentença da Justiça Federal, de primeiro grau, proibiu a semeadura de plantas geneticamente modificadas em todo o país, o substitutivo, se aprovado, só teria valor caso a decisao judicial venha a ser mudada em instância superior. A iniciativa representa mais um confronto entre a maioria legislativa e o governo Olívio Dutra (PT). A proposta contrasta frontalmente com a intençao do Executivo de banir os transgênicos do território gaúcho enquanto nao for comprovado que nao significam ameaça à saúde e à natureza.

No painel figuram os nomes dos deputados Onix Lorenzoni, Cézar Busatto, Francisco Appio, Frederico Antunes, Berfran Rosado, Eliseu Santos, Valdir Andres, Abílio dos Santos, Germano Bonow, Elmar Schneider, Jair Foscarini, Joao Osório, Marco Peixoto, Mário Bernd, Vilso Covatti, Erico Ribeiro, Iradir Pietroski, Joao Fischer, José Ivo Sartori, Maria do Carmo e Otomar Vivian.

Polícia - O conflito entre os fiscais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento/RS e os produtores que nao querem permitir vistorias nas suas propriedades, temendo puniçoes pela semeadura de soja transgênica foi parar na polícia no dia 1o, em Tupancireta, município distante 386 quilômetros da capital. Dezessete fiscais foram mantidos sob cárcere privado durante 10 horas no Centro de Treinamento da Emater/RS, impedidos de executar seu trabalho. Em Cruz Alta, no mesmo dia, houve registros de ocorrência policial pelas duas partes, acusando-se mutuamente de agressoes.

No mês passado, a secretaria e 10 entidades do setor rural assinaram um acordo para a fiscalizaçao das sementes geneticamente alteradas, que ingressaram irregularmente no Brasil através da fronteira argentina. Nesta terça-feira, o governo gaúcho, através de acordo com o sindicato rural do município, adiou a fiscalizaçao de transgênicos em Tupancireta até o final do ano. No domingo, o governo estadual anunciou uma linha de crédito de R$ 10 milhoes para os produtores que quiserem trocar a semente ilegal pela soja convencional.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;