Esportes Titulo
Copa do Mundo: amistosos entre países marcam a semana
Divanei Guazzelli
Do Diário do Grande ABC
11/02/2002 | 19:05
Compartilhar notícia


Enquanto alguns selecionáveis aproveitam o Carnaval e outros participam de torneios regionais, depois de a Seleção Brasileira fazer dois amistosos pouco expressivos (Bolívia e Arábia Saudita) com um time reserva, a maioria dos participantes da Copa do Mundo joga nesta terça e quarta-feira. Ao contrário do Brasil, várias seleções aproveitaram uma das poucas datas concedidas pela Fifa para fazer amistosos. O que mais chama a atenção, para os brasileiros, é o da Turquia, adversário de estréia no Mundial da Coréia do Sul e do Japão, dia 3 de junho, contra o Equador, na cidade holandesa de Breda. Os equatorianos também estão na Copa. O jogo desta terça será transmitido pelo Sportv às 17h (horário de Brasília).

O técnico Luiz Felipe Scolari viajou para acompanhar ao amistoso da Turquia, assim como o de quarta entre a França, atual campeã, e a Romênia, em Paris. Na partida desta terça-feira, ele deverá observar um futebol que tem evoluído na Europa, tanto que o Galatasaray, um dos principais clubes turcos, conquistou a Copa da Uefa em 2000. Os seus principais jogadores são o meia Basturk e o atacante Sukur, que há duas temporadas foi um dos principais artilheiros da Europa, passou pela Internazionale e se transferiu para o Parma. A Turquia, no entanto, já sofreu um desfalque para a Copa: o meia Yalcin, do Galatasaray, um dos mais habilidosos do time, vai precisar de pelo menos três meses para se recuperar de uma contusão.

O Equador, que disputa um Mundial pela primeira vez, vai jogar completo. O técnico Hernan Darío Gomez poderá escalar, entre outros, o artilheiro Kaviedes e o experiente meia Aguinaga. A China, segundo adversário do Brasil, no dia 8 de junho, também atua nesta terça, contra Hong Kong. Assim como os brasileiros, a Costa Rica, terceiro adversário, no dia 13 de junho, folga hoje. Também em Hong Kong, a Eslovênia, classificada para a Copa pela primeira vez, enfrenta Honduras, que em julho provocou uma das maiores surpresas dos últimos anos no futebol mundial ao derrotar o Brasil pela Copa América por 2 a 0.

Melhores – Mas é nos amistosos desta quarta que vão atuar algumas das melhores seleções do mundo, favoritas ao título. Além de França x Romênia, o jogo de maior interesse é Espanha x Portugal (18h45, horário de Brasília, ESPN Brasil). De um lado, o zagueiro Hierro, os meias Helguera e Luís Enrique, os atacantes Tristán e Raúl e de outro, o atacante Figo, melhor do mundo em 2001, o zagueiro Fernando Couto (Lazio) e os atacantes Pauleta (Bordeaux) e João Pinto (Sporting) num confronto de seleções que podem participar de fases decisivas.

A Itália, que já ganhou a Copa três vezes, recebe os EUA, que também vão à Asia. A Alemanha, com três títulos, joga em casa, contra Israel. A Argentina, melhor classificada nas eliminatórias sul-americanas, enfrenta o País de Gales como visitante e mais duas seleções do continente fazem amistosos: o Uruguai joga com um dos anfitriões da Copa, a Coréia do Sul, em Montevidéu, e o Paraguai será adversário da Bolívia, goleada pelo Brasil por 6 a 0 há duas semanas, em Assunção. A Polônia, que no domingo ganhou das Ilhas Faroe por 2 a 1, em Limassol (capital do Chipre), volta a atuar nesta terça-feira, na mesma cidade, contra a Irlanda do Norte.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;