Internacional Titulo
Solana: nao há dúvidas de que Milosevic está perdendo
Do Diário do Grande ABC
24/05/1999 | 14:09
Compartilhar notícia


A Otan entrou nesta segunda-feira no terceiro mês de sua campanha aérea contra a Iugoslávia e o secretário-geral da aliança, Javier Solana, disse que sao cada vez mais claros os sinais de que o presidente Slobodan Milosevic ``está perdendo. Nao há dúvida sobre isso'. Solana disse que o isolamento internacional de Milosevic e a crescente dissidência interna fortalecem sua convicçao de que a Otan deve manter a campanha aérea contra a Iugoslávia, em vez de decidir agora se começa uma invasao por terra.

``Queremos manter a estratégia que, neste momento, está produzindo resultados rápidos. Nao pensem que vamos mudar a estratégia', disse Solana em entrevista à Associated Press Television News. Solana afirmou que a unidade da Otan se mantém forte, apesar dos apelos britânicos para enviar a infantaria a um ambiente hostil, se necessário.

O ministro da Defesa alemao, Rudolf Scharping, disse que qualquer discussao sobre o assunto é prematura. ``O debate sobre as tropas de infantaria é um pouco artificial porque temos a chance de conseguir uma resoluçao nas Naçoes Unidas', disse Scharping. Opinioes divergentes também foram divulgadas sobre a concessao de uma pausa nos bombardeios, assim que um esboço de resoluçao da ONU para um acordo de paz em Kosovo tiver a aceitaçao das potências ocidentais e da Rússia.

Solona disse que essas divergências sao sinais de um saudável debate democrático, mas garantiu que os 19 aliados continuam unidos a cada vez que uma decisao precisa de aprovaçao unânime. ``Vamos até o fim', disse ele sobre a campanha aérea.

A campanha entrou em seu 62º dia hoje e Scharping afirmou que os bombardeios estao longe de acabar. Ele pediu que a opiniao pública ``nao pense apenas em termos de uma semana ou um dia' antes de Milosevic ser vencido. Scharping também demonstrou pouca esperança de que os esforços diplomáticos tenham um resultado positivo antes do encontro de cúpula do G-8 - as sete potências econômicas e a Rússia - em Colonha em 18 e 19 de junho, quando um acordo com a Rússia pode ser feito. ``Espero que o encontro proporcione a oportunidade de encontrar uma soluçao em comum com a Rússia', disse ele. ``A posiçao da Rússia é cada vez mais parecida com a nossa e isso nos dá uma chance', concluiu.

A campanha aérea da Otan atingiu ontem usinas elétricas, depósitos de muniçao e estaçoes de retransmissao de rádio e televisao, segundo funcionários. Hoje, as operaçoes foram prejudicadas pelo clima ruim, mas os avioes da aliança realizaram 554 missoes, pouco menos do que os totais recordes do fim de semana. A Otan disse que hoje atingiu as sedes das forças policiais especiais sérvias em Prizren e Urosevac e estaçoes de transformaçao de energia em Nis, Novi Sad e Drmno, além de estaçoes de transmissao de rádio e televisao em Pristina e Kacanik. Segundo a Otan, todos os avioes voltaram a salvo a suas bases.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;