Internacional Titulo
EUA darão prazo para o Iraque permitir volta de inspetores
Da AFP
13/09/2002 | 14:00
Compartilhar notícia


O presidente americano George W. Bush informou nesta sexta-feira que os Estados Unidos vão estipular um prazo para que Iraque aceite a volta dos inspetores de armas da Organização das Nações Unidas (ONU) ao país. Os norte-americano vão apresentar uma resolução neste sentido na Assembléia Geral da ONU.

Bush alertou que o presidente Saddam Hussein terá de cumprir a determinação dos EUA “em dias ou semanas, não meses ou anos”. O norte-americano disse ter “grandes dúvidas” de que o líder iraquiano vá atender suas exigências de cumprir as resoluções da ONU.

“Espero que o faça, mas duvido”, ressaltou. Ele lembrou que há 11 anos o Iraque ignora as decisões da ONU e disse que o Congresso de seu país deve discutir rapidamente o apoio ao ataque.

Sobre o apoio internacional, Bush declarou que já conversou com a Rússia, mas não deu mais detalhes. Dos cinco membros do Conselho de Segurança da ONU com direito a veto (EUA, Rússia, França, China e Grã-Bretanha), apenas os russos podem representar algum problema para a intenção norte-americana de atacar o Iraque.

Resolução dura- O secretário de Estado norte-americano, Colin Powell, declarou que defenderá no Conselho de Segurança da ONU uma resolução “muito dura” contra o Iraque.

“Devemos trabalhar em resoluções ou em uma resolução que intime o Iraque a renunciar às armas de destruição em massa e que não seja do tipo das resoluções que foram aprovadas anteriormente”, disse Powell. “É preciso que o texto tenha um prazo determinado e que seja dura”, concluiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;