Economia Titulo
FMI sai de Moscou sem fazer acordo
Das Agências
16/02/2001 | 12:46
Compartilhar notícia


Os especialistas do Fundo Monetário Internacional (FMI) terminaram sua missão em Moscou, nesta sexta-feira, sem conseguir chegar a um acordo com o Governo russo sobre um programa de cooperação, indispensável para negociar um refinanciamento da dívida no Clube de Paris.

‘‘Foram registrados progressos significativos que permitiram às duas partes aproximar seus pontos de vista sobre as medidas a tomar e as políticas a aplicar, mas é necessário continuar com os trabalhos para chegar a um acordo’’, enfatizou o FMI em um comunicado.

A conclusão de um acordo de cooperação com o FMI é a autorização de que necessita Moscou para abrir o caminho para negociações oficiais com os Estados membros do Club de Paris sobre um refinanciamento dos US$ 48,3 bilhões que a Rússia deve.

Se não for obtido este acordo, que também deverá permitir a Moscou contar com um empréstimo do FMI se a conjuntura econômica se deteriorar, a Rússia deverá pagar a seus credores e reembolsar cerca de US$ 3,7 bilhões que deve ao Club de Paris este ano.

O Governo russo pensava em convencer o FMI em 2000 e por isso não incluiu em seu orçamento para 2001 a totalidade das somas devidas.

Agora deve obter a aprovação dos deputados para modificar a Lei de Finanças votada há dois meses e que lhe permitirá encontrar os fundos necessários para o pagamento da dívida, e nesta semana enviou suas propostas de emenda à Duma (câmara baixa).

Os deputados examinarão o texto em primeira leitura na próxima quinta-feira e muitos deles já indicaram que não aprovarão as propostas, já que visam priorizar a dívida externa, em prejuízo das necessidades sociais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;