Economia Titulo Imóveis
Preço do aluguel registra tendência de queda real

Em São Bernardo, valor sobe 3% nos últimos 12 meses, mas expectativa é de retração

Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
14/08/2015 | 07:25
Compartilhar notícia


Os preços de locação imobiliária neste ano estão apontando tendência de queda nominal, ou seja, os aluguéis tendem a ficar mais baratos do que os valores praticados em 2014. É o que aponta o índice Fipezap de Locação, realizado pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) com o portal Zap Imóveis.

O estudo, que acompanha preços de aluguel residencial em nove cidades brasileiras com base no valor do metro quadrado de imóveis anunciados pela internet, já registra variação média negativa de 1,30% nos últimos 12 meses. No mesmo período, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) teve alta de 9,56%.

Entre os municípios pesquisados, um deles é do Grande ABC, São Bernardo, que ainda observa aumento nominal, embora tenha queda real (descontando a inflação). Nos 12 meses terminados em julho, o valor do aluguel subiu 3,02%, ou seja, bem menos do que a variação do IPCA no período.

Segundo o diretor-geral do Zap Imóveis, Eduardo Schaeffer, o cenário econômico, de desemprego e renda em queda, mostra tendência de declínio dos preços de imóveis, tanto para venda quanto para a locação, inclusive no Grande ABC.

“Até tem procura, mas não tem salário. Muita gente está entregando o imóvel porque perdeu o emprego e acaba indo morar com os pais ou com a sogra”, diz o delegado regional do Creci-SP (Conselho Regional de Corretores de Imóveis no Estado de São Paulo), Alvarino Lemes. Ele acrescenta que, para não ficar com a casa vazia, os proprietários estão negociando e dando descontos. “Enquanto a economia do País não se firmar, fica difícil (manter preços).”  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;