Cultura & Lazer Titulo
'Gueixas' homenageia 94 anos de imigração japonesa
Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
24/06/2002 | 18:59
Compartilhar notícia


A pintora Marize Tamaoki mostra Gueixas até o dia 20 de julho no Centro Cultural do Rotary Club Bela Vista, em Santo André, com entrada franca. A exposição traz 26 trabalhos em formatos variados, elaborados em acrílica sobre tela e nos quais são explorados tanto o gênero figurativo quanto o abstrato.

“É uma homenagem pelo aniversário de 94 anos da imigração japonesa no Brasil, celebrado em 18 de junho. Sou filha de pai nissei e mãe brasileira. Meu avô não esteve no primeiro navio de japoneses que chegou, mas foi dos primeiros – veio pouco depois. Minha mãe é filha de baianos. Então, tenho os lados oriental e ocidental, os quais conjugo em minha produção artística”, diz Marize, 46 anos, 26 deles morando em Mauá.

“Nas telas represento gueixas, flores japonesas e inscrições em japonês de palavras como paz e felicidade. As pinturas abstratas são de minha fase atual”, afirma. Os trabalhos estão à venda, a preços entre R$ 270 e R$ 1,5 mil.

Nascida em Herculândia, no interior paulista, Marize desenha desde criança, estimulada pelas histórias em quadrinhos japonesas, os mangás. É formada em Educação Artística e Artes Plásticas na Faculdade de Belas-Artes de São Paulo. A especialização nas artes ela fez em Santo André, na Fatea (Faculdades Integradas Teresa d’Ávila).

A artista já realizou diversas mostras no Grande ABC, tanto coletivas quanto individuais, em espaços como o Espaço Henfil de Cultura, em São Bernardo, e a Casa do Olhar, em Santo André.

Gueixas pode ser vista de segunda a sexta, das 12h às 18h, e o endereço do Rotary Club Bela Vista é avenida Lino Jardim, 575.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;