Política Titulo
Ciro Gomes reclama de políticos 'pilantras'
Do Diário do Grande ABC
02/06/2000 | 16:01
Compartilhar notícia


O candidato do PPS à Presidência da República Ciro Gomes, referiu-se nesta sexta-feira a burocratas e políticos como "pilantras" e disse que os flagrantes de corrupçao no país levam à generalizaçao de que "sao duas classes podres".

Em palestra na Federaçao das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), Ciro afirmou que "a elite política brasileira perdeu a compostura" e criticou a briga pública dos senadores Jader Barbalho (PMDB-PA) e Antonio Carlos Magalhaes (PFL-BA). "ACM e Jader trocando gentilezas é deletério", declarou.

"O Estado nacional brasileiro que temos nao merece nossa defesa, é caro, corrupto e ineficiente, com esse ajuntamento de burocratas e políticos pilantras que nos prometem tudo", disse o ex-ministro da Fazenda para a platéia de empresários, durante seminário do qual participaram, entre outros, o presidente do grupo Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, a quem Ciro exaltou como "um brasileiro modelo."

Em uma hora e quinze minutos, Ciro fez críticas ao governo federal e apresentou alguns pontos de seu programa de governo, como uma reforma tributária que adote cinco impostos, entre os quais uma taxa com alíquota crescente cobrada de empresários que tiverem lucro e nao investirem no País. O candidato do PPS atacou a "internacionalizaçao do país" e a política econômica que leva ao crescente endividamento externo.

Ciro Gomes criticou a venda de empresas estatais por preços abaixo do mercado, mas ressaltou nao ser contra a privatizaçao. "Sou a favor, a Telebras, por exemplo, tinha que ter sido privatizada em 1995", afirmou. "A única providência que se tomou em 1995 foi eliminar da Constituiçao o conceito de empresa nacional."

Ciro Gomes disse ter absoluta certeza de que a economia brasileira nao vai crescer 4%, como tem repetido o presidente Fernando Henrique Cardoso e os ministros da área econômica. "O país está proibido de crescer porque nao tem energia elétrica", declarou o candidato.

O PPS de Ciro Gomes decidirá até o dia 10 se apoiará no Rio o candidato a prefeito do PTB, César Maia, ou o do PMDB, Sérgio Cabral Filho. O partido está conversando com os dois concorrentes e a decisao definitiva terá o aval de Ciro e do presidente nacional da legenda, senador Roberto Freire.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;