Automóveis Titulo
Saab briga com Volvo em segurança
Sérgio Vinícius
Do Diário do Grande ABC
15/05/2001 | 17:50
Compartilhar notícia


Pense em duas marcas suecas que se destacam no setor automobilístico devido à preocupação com a segurança dos passageiros em seus carros invariavelmente de luxo. Com certeza, a primeira a ser lembrada nessas condições é a Volvo, afinal a empresa é parâmetro para excelência em segurança automotiva. Lembrar uma segunda montadora é um pouco mais complicado, mas na Europa sua presença é forte: a Saab, que infelizmente ainda não exporta seus carros para o Brasil.

No competitivo mercado europeu, os veículos da Saab se sobressaem também pelo conforto e potência. Alguns exemplos de produtos bem sucedidos da montadora são os modelos da linha 9-5 (que compreende Sedan e Wagon) e 9-3 Convertible (Viggen e SE). A linha de conversíveis de luxo da Saab é a terceira mais vendida na Europa.

Entre os sistemas de segurança das séries 9-5 e 9-3, encontram-se zonas de deformação progressiva ante impactos na traseira e frente de cada modelo, e interior com itens de proteção a impactos (air bags laterais e frontais de duas fases, cintos de segurança de três pontos em todos os bancos e barras laterais de segurança). Além disso, os veículos de luxo Saab trazem protetores de cabeça para os ocupantes dos bancos da frente que, em caso de impacto na traseira, posicionam-se automaticamente para a frente, evitando batidas bruscas no motorista e passageiro.

Com grande preocupação com conforto, os modelos Saab 9-5 e 9-3 Convertible trazem habitáculos com sistema de bancos térmicos (quente ou frio, de acordo com a temperatura do ambiente) e filtros de ar duplos. Os veículos Saab ainda apresentam um avançado sistema de som Harman/Kardon.

Os modelos 9-5, tanto o Sedan quanto o Wagon, são vendidos na Europa com três opções de motorização, todas elas turbo: a 2.3, de 185 cv, a 2.3 Aero, com turbo de alta pressão e 230 cv de potência máxima, e a 3.0 V6, com 200 cv de potência máxima. As versões 9-5 com motor de 2,3 litros oferecem torque de 20,7 kgfm a 1,8 mil rpm e 25,8 kgfm a 1,9 mil rpm (versão Aero). O 9-5 com motorização 3.0 com seis cilindros em “V”, por sua vez, proporciona torque de 22,9 kgfm a 2,5 mil rpm. Quanto às dimensões, as versões 9-5 perua e três volumes apresentam comprimento de 4,8 m, com distância entre-eixos de 2,7 m e largura de 1,79 m.

O Saab 9-3 Viggen Convertible, por sua vez, está disponível apenas na versão 2.3, também turbinada. O propulsor do modelo tem quatro cilindros em linha, que apresenta volumetria de 2.290 cm³. O 9-3 desenvolve 230 cv de potência a 5,5 mil rpm e torque de 25,8 kgfm a 2,5 mil rpm. O 9-3 Convertible SE é equipado com motor 2.0, de 205 cv de potência máxima e 20,9 kgfm de torque.

Com tração dianteira em ambas versões, o 9-3 traz transmissão manual de cinco velocidades e apresenta comprimento de 4,63 m (com 2,6 m de distância entre eixos), largura de 1,7 e altura de 1,4 m.

Aliás, o 9-3 Convertible é tão popular na Europa que uma versão do modelo será lançada nos próximos meses como parte da comemoração de seus 15 anos. Com um preço sugerido de 25.645 euros (cerca de R$ 51 mil), 700 euros a mais do que seu irmão regular, o novo modelo trará rodas de maior diâmetro (17 polegadas), spoiler traseiro colorido, assentos revestidos na cor cinza e painel com indicadores em titânio, material, inclusive, que revestirá grande parte do interior do 9-3 Convertible comemorativo. O modelo de aniversário terá motorização 2.0, com opções de turbo de baixa e alta pressão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;