Cultura & Lazer Titulo
Diadema ganha mostra de cinema francês
Luis Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
02/02/2011 | 07:18
Compartilhar notícia


Poucas correntes artísticas são tão significativas quanto a "Nouvelle Vague". As ousadas ideias de uma nova geração de diretores franceses no fim da década de 1950 acabaram por redefinir paradigmas e criaram conceitos que ainda servem de referência para cineastas em todo o mundo.

Os primeiros trabalhos que vieram a caracterizar o famoso movimento europeu serão exibidos em Diadema a partir de amanhã. O Cine Eldorado (Rua Frei de Ambrósio de Oliveira Luz, 55. Tel.: 4059-1649) apresenta a "Mostra 1959 - O Ano Mágico do Cinema Francês", que toma conta da programação às quartas, sempre às 20h, até o dia 23. A entrada é franca.

Atração da "Sessão Cine Music", a mostra apresenta as primeiras aventuras de jovens amantes de cinema que desejavam ver nas telas conceitos mais transgressores do que os apresentados pelas produções comerciais norte-americanas. As obras eram bem autorais e hoje são tidas como grandes clássicos da sétima arte.

A sessão de abertura fica por conta de "Acossado". O filme acompanha as ações do ladrão Michel Poiccard. Após roubar um carro na cidade de Marselha e, durante a fuga, mata um policial. Ele foge para Paris, onde conhece a jovem estudante norte-americana Patricia, a quem faz de cúmplice.

A direção é assinada por Jean-Luc Godard, um dos grandes símbolos da "Nouvelle Vague". O roteiro de "Acossado" assinado por François Truffaut - outro ícone - é simples se comparado a outras histórias, mas a forma em que o longa foi filmado é o diferencial. Godard deixa o olhar convencional de lado e aposta em novos movimentos de câmera, distintas apresentações de diálogos e de tipos de montagem. Detalhe para as referências a outros títulos, característica derivada do trabalho de crítico de cinema para a lendária revista francesa "Cahiers du Cinéma".

No dia 9, é a vez de "Os Incompreendidos", com direção de François Truffaut. O adolescente Antoine Doinel vive cabulando aulas para ir ao cinema até que seus pais o descobrem. O clima ruim em casa e o desentendimento com um professor fazem com que o garoto fuja e comece a viver de pequenos delitos para sustentar sua liberdade nas ruas.

A obra rendeu ao cineasta a Palma de Ouro de melhor direção em Cannes e foi a responsável por catapultar o termo da corrente artística francesa em todo o mundo.

A programação é encerrada no dia 26, sábado - única exceção entre as sessões às quartas -, às 19h30, com apresentação de "Pickpocket", de Robert Bresson. O filme tem como protagonista Michel, que encontra na bandidagem válvula de escape para sua pacata vida burguesa. O amor pela vizinha é determinante para que consiga combater a compulsão pela arte do roubo. A comunidade do bairro Eldorado tem o privilégio de poder assistir alguns dos exemplares mais significativos da história do cinema.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;