Internacional Titulo
Novo remédio contra diabetes é ruim para o coração, alertam médicos
Da AFP
21/10/2005 | 22:16
Compartilhar notícia


Estudo publicado no Jama (Journal of American Medical Association) revela que o remédio contra o diabetes do tipo II Muraglitazar, cujo nome comercial é PargluvaUn e está em vias de ser aprovado pela FDA, pode duplicar o risco de ataques cardiovasculares.

O Muraglitazar, que reduz o nível de gorduras e açúcar no sangue, provocou o dobro de problemas cardiovasculares e mortes entre adultos diabéticos do que outros medicamentos ou um placebo, apontou o estudo, divulgado nesta quinta-feira à noite. Ele foi desenvolvido pelos laboratórios americanos Bristol-Myers Squibb e Merck e sua comercialização, recomendada por um grupo de especialistas da FDA em 9 de setembro passado.

O Jama explicou em sua edição online que antecipou a publicação do estudo para evitar uma repetição do fiasco do Vioxx, um antiinflamatório que teve de ser retirado do mercado mundial pouco depois de ser posto à venda, após a comprovação de que aumentava o risco de doenças cardíacas.

Se os resultados do estudo sobre o Muraglitazar se confirmarem, o medicamento poderá provocar "uma catástrofe sanitária", já que 18 milhões de americanos têm diabetes do tipo II, freqüente entre os obesos, explicou o médico Steven Nissen, que participou da pesquisa.

A investigação foi realizada por cardiologistas da Clínica Cleveland (Ohio, leste) com dados fornecidos pelo Bristol-Myers Squibb à FDA, antes da votação do grupo de especialistas que recomendou sua comercialização.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;