Política Titulo Secretariado
Em menos de um mês, Luiz Marinho promove 4ª troca no primeiro escalão

Após alteração no Desenvolvimento Econômico,
prefeito muda comandos do SBCPrev e da Cajuv

Leandro Baldini
Do Diário do Grande ABC
31/07/2015 | 07:27
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), oficializou ontem mais duas trocas em seu primeiro escalão, elevando a quatro o número de modificações em menos de um mês. Durante cerimônia de posse de Hitoshi Hyodo (PTB) como secretário de Desenvolvimento Econômico, Marinho revelou que Jefferson José da Conceição, antigo titular da Pasta, migrará para o comando do SBCPrev – a autarquia previdenciária de São Bernardo – e que Augusto César Miolaro, indicação do PV, ficará à frente da Cajuv (Coordenadoria de Ações para a Juventude).

Eles entram no lugar de Glória Satoko Kono e de Mariana Perin, militante do PV de São Caetano. Antes, Marinho havia promovido os ingressos do vereador Paulo Dias (PT) no primeiro escalão, ao colocá-lo no lugar de Cleuza Repulho (PT) na Educação, e de Cícero Ribeiro Silva, guarda-civil municipal que agora lidera a Secretaria de Segurança Urbana no lugar de Benedito Mariano.

Segundo Marinho, as mexidas no secretariado servem para dar caráter mais municipal aos gestores, já que, desde 2009, ele privilegiou time de forasteiros. Uma das principais críticas ao governo é justamente o desconhecimento de vários secretários dos problemas da cidade por não vivem em São Bernardo.

Durante a cerimônia, Marinho novamente chorou – assim como tinha acontecido na despedida de Benedito Mariano. Segundo ele, as exonerações indicam que seu mandato está chegando ao fim.

Sobre a indicação de Hitoshi, Marinho negou que o convite tivesse cunho político. Mas, diferentemente do que ele pregou, a nomeação gerou forte turbulência no G-9, grupo de vereadores que declarou independência na Câmara após crise com a bancada do PT. Hitoshi, que é diretor-titular do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) em São Bernardo, é aliado de primeira hora do vereador Mauro Miaguti (DEM), um dos líderes do G-9. O democrata é acusado de traição por outros integrantes do bloco.

“Não tem nada especial essa nomeação. Ele vem com objetivo de fortalecer ainda mais a relação com o setor empresarial, aperfeiçoar. Observar também se não tem questões para serem inclusas. Queria trazer esse olhar do empresário para melhorar o trabalho na secretaria, que estava bem. Quero mais cuidado com o Parque Industrial que temos”, descreveu o petista.

Em despedida, Jefferson realizou balanço de seu trabalho destacando ações de turismo e projeto da indústria da defesa. Entretanto, ele deixa a Pasta sem conseguir levar adiante o mais audacioso plano do governo Marinho: a instalação de aeroporto de cargas, que seria na região do Trecho Sul do Rodoanel, próximo das rodovias Anchieta e Imigrantes. Também é exonerado no momento em que a indústria de São Bernardo sente na pele os reflexos de crise mundial e demite a passos largos.

Já Hitoshi, que se licenciou do cargo de diretor-titular do Ciesp (será substituído por Cláudio Barberini Júnior), fez discurso evasivo, sem detalhar ações efetivas na Pasta. O novo titular apenas reforçou que vai procurar dar continuidade aos projetos iniciados e que “espera proporcionar visão mais empresarial e privada” à administração.

Petista ainda espera união com PTB na eleição

A chegada de Hitoshi Hyodo (PTB) ao primeiro escalão do governo do prefeito Luiz Marinho (PT) trouxe movimentação também no cenário político, com vistas à sucessão municipal de 2016.

Comentou-se que o petista o trouxe Hitoshi também com o objetivo de reverter posicionamento do PTB, que por meio do presidente estadual, deputado Campos Machado, anunciou adesão à candidatura do PPS em São Bernardo, que deve ser encabeçada pelo deputado federal Alex Manente.

Na segunda-feira, a legenda irá celebrar evento para filiar o ex-vereador e opositor ferrenho de Marinho Admir Ferro, que será alçado à presidência do diretório municipal, justamente no lugar de Hitoshi, que presidiu legenda desde janeiro de 2014.

“Ele (Hitoshi) não foi convidado por conta seu partido e sim pelo seu conhecimento técnico. O Campos Machado é um amigo, com quem eu sempre dialogo. Vamos continuar conversando, independentemente da postura que ele vá adotar. Se em uma eventual conjuntura ele tiver outro entendimento (caminhar com a oposição), vou dizer ‘sinto muito’ porque ele será derrotado por mim”, disse o petista.

No começo do ano, Campos Machado formalizou apoio ao projeto de candidatura do PPS. O PTB são-bernardense figurava até então na base de sustentação do governo Marinho.

A despeito do imbróglio político, Hitoshi despistou sobre possibilidades, enfatizando que seu foco está apenas “em desenvolver melhor trabalho na administração”.

O novo titular, porém, revelou que já realizou conversas com o Campos e Ferro, devendo analisar seu futuro político “mais em breve”, não dando detalhes em relação a prazo. “Está cedo para tratar de assuntos de eleição.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;