Setecidades Titulo Publieditorial
Alergologia é solução contra doenças alérgicas
Clínica Dr. Família
30/07/2015 | 09:18
Compartilhar notícia
Divulgação


Alergologia e Imunologia é a especialidade da medicina que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças alérgicas e das alterações do sistema imunológico.

A asma e a rinite estão entres as doenças alérgicas mais prevalentes em nosso meio. Elas são doenças inflamatórias crônicas que muitas vezes podem aparecer juntas no mesmo paciente e podem evoluir para complicações graves quando não tratadas adequadamente.

A rinite é um processo de irritação e inflamação da mucosa nasal. Pode ser desencadeada por diversos fatores como infecções virais, bacterianas e agentes alergênicos como pó, ácaros de poeira, pêlos de animais e odores irritantes. Os sintomas podem ser mais irritativos com coceira no nariz, espirros e coriza ou obstrutivo com entupimento nasal.

A asma é um processo inflamatório caracterizado pela hiper- responsividade e obstrução das vias áreas. Os fatores desencadeantes da asma são praticamente os mesmos desencadeadores da rinite. Os principais sintomas são tosse seca ou produtiva, falta de ar, dificuldade para respirar, chiado e sensação de “aperto” no peito.
As alterações do sistema imunológico podem manifestar-se pelo processo conhecido como imunodeficiência. Nessa situação o paciente apresenta maior facilidade para adquirir infecções (pneumonias, infecções de ouvido, garganta, pele e até infecções mais graves como a meningite).

O diagnóstico dessas doenças é feito através de uma analise dos sintomas referidos pelo paciente associados a exames laboratoriais, quando necessários.

Ainda não existe cura para a asma e rinite, mas seus sinais e sintomas podem ser muito bem controlados através de cuidados ambientais e tratamentos medicamentosos. A maior parte das imunodeficiências também pode ser bem controlada. Atualmente, o paciente alérgico pode ter uma qualidade de vida semelhante a do paciente não alérgico. O mais importante é um diagnóstico precoce para não retardar o tratamento.

A Clínica Dr. Família possui em sua equipe alergologista especializado para orientações de prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças alérgicas e imunodeficiências.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;