Seu negócio Titulo Seu negócio
Lei geral precisa ser colocada em prática
Simpi
29/07/2015 | 07:06
Compartilhar notícia


Com as alterações trazidas no ano passado, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa apresenta uma norma muito positiva, mas que ainda não foi implantada e cumprida. Trata-se da disposição sobre o registro empresarial, que deve ser feito de forma unificada, centralizada e integrada entre todos os órgãos da administração e de registro. “Estamos falando de Junta Comercial, Secretaria da Receita Federal, Fazendas Estaduais e, também, as secretarias municipais, que, segundo o artigo 8º da referida Lei, devem estar integrados e unificados, para que o empresário que queira dar formalidade às suas atividades e constituir sua empresa possa, de uma única vez e num só lugar, entregar todos os documentos necessários” afirma um dos especialistas jurídicos do Simpi, Marcos Tavares Leite. “Assim, ele vai conseguir obter seu registro comercial, o CNPJ, e, também, os registros estaduais, municipais e todos os necessários, permitindo, inclusive, saber se o nome empresarial a ser adotado é possível, e se o local da empresa também é adequado ao tipo de atividade que se pretende desenvolver”, diz o advogado.

Todavia, a entrada de documentos em registro unificado está sendo realizada em apenas algumas poucas localidades, como no Distrito Federal, mas ainda na forma de projeto-piloto. “Muito pouco se vê em outros Estados, em outros municípios, para a efetividade dessa norma. Se a administração pública quer que os empresários tenham suas atividades regularizadas dentro dos ditames burocráticos, é preciso que esta se efetive dentro dos trâmites do próprio governo”, alerta Tavares Leite, que aponta os principais benefícios. “A vantagem para o empreendedor é que terá a facilidade de se formalizar, conseguirá ter todos os seus dados de forma rápida, fácil e unificada, ao passo que, para a administração pública, terá as informações cadastradas, dados estatísticos e, até mesmo, no que diz respeito à fiscalização, que poderá ser realizada de uma forma mais fácil, efetiva e econômica”, explica o especialista.

Em São Paulo, embora essa integração ainda não seja plena em todas as esferas, os resultados das iniciativas como o Via Rápida Empresa, do governo do Estado, e o Empresa Aberta, do Simpi, comprovam que, na prática, a aplicação dessa norma é realmente interessante, positiva e possível de ser cumprida. “Para isso, os gestores públicos devem estar com essa finalidade, com essa intenção de facilitar a formalização da atividade empreendedora”, finaliza Tavares Leite.

E segue a novela eSocial...

Finalmente foi publicado, no Diário Oficial da União, o cronograma de implantação do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). Segundo a Resolução CD-eSocial número 1/2015, o início da obrigatoriedade das transmissões dos dados pelos empregadores ao Ambiente Nacional será a partir de setembro de 2016, de acordo com o porte da empresa, e se dará mediante à utilização de certificado digital válido, no âmbito da ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras).

Entretanto, seguem indefinidas questões importantes para a implementação total do sistema, entre elas como se dará o tratamento diferenciado a ser dispensado às microempresas e empresas de pequeno porte, ao microempreendedor individual com empregado, ao empregador doméstico, ao segurado especial e ao pequeno produtor rural. Assim, vamos ter que aguardar pelas decisões do Conselho Gestor do eSocial, que informaremos nos próximos capítulos desta novela. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;