O Diário avaliou o veículo entre as cidades de Campinas e Indaiatuba, no interior do Estado de Sao Paulo. A nova motorizaçao chama a atençao pelo bom desempenho mesmo em baixas rotaçoes. Isso porque a curva de força atinge 90% do torque, de 15,1 kgfm, a partir de 2,5 mil rpm - o torque máximo é obtido a 3.750 rpm. Na prática, o motor garante boa dirigibilidade e tranqüilidade durante ultrapassagens. Outra qualidade a destacar é o consumo. Segundo a montadora, o novo Mégane 1.6 16V faz 12,1 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada.
Denominado K4M, o motor tem quatro cilindros em linha e pesa 17 kg menos do que o motor 1.6 anterior. A reduçao do peso deve-se aos dois comandos de válvulas, que sao tubulares. Além disso, a bobina convencional foi substituída por quatro bobinas, uma por cilindro, posicionadas acima das velas para minimizar a perda de energia e aumentar a eficiência do conjunto. No cabeçote, foram alteradas a inclinaçao das válvulas e a posiçao das velas.
A versao RXE do seda, por sua vez, será equipada com o motor 2.0 de 115 cv. Sao 17,5 kgfm de torque máximo a 4.250 rpm. Embora mais potente, o motor 2.0 nao proporciona um desempenho muito diferente se comparado ao 1.6 16V. Enquanto o 2.0 atinge 190 km/h, o 1.6 16V vai até 180 km/h.
Com a faixa de câmbio escalonada, as aceleraçoes sao rápidas e o modelo chega aos 100 km/h em 10,5 segundos. De acordo com a Renault, a média de consumo é de 8,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada.
Antes de adquirir o novo Mégane, é bom fazer as contas, uma vez que a versao RT 1.6 16V chega ao mercado custando R$ 27,5 mil, na versao hatch, e R$ 30,5 mil, na versao seda. O hatch RXE 1.6 16V custa R$ 33,5 mil, enquanto o seda 2.0 será vendido por R$ 36,5 mil.
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