Automóveis Titulo Avaliação
Casa motorizada

Iveco Hi-Way traz motor com 560 cv e câmbio de 16 marchas; na cabine, conforto e espaço ditam as regras

Oscar Brandtneris
Especial para o Diário
24/07/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


Para o caminhoneiro, seu instrumento de trabalho é, praticamente, sua casa. E há quem se esforce para garantir que qualidade de vida dentro de uma cabine seja a regra principal. A Iveco – com seu modelo Hi-Way 600S56T, de R$ 390.969 – afirma isso.

Sobre os motores, são três opções disponíveis: 440 cv, 480 cv ou, o mais potente, de 560 cv. De série, câmbio automático ZF Eurotronic com 16 marchas, ar-condicionado digital, climatizador – que funciona mesmo com o caminhão desligado –, bancos em couro e beliche. Sobre o acabamento, o capricho é evidente logo quando se cruza a linha das portas: desde os detalhes e botões do painel até o material usado para revestir o teto, tudo tem ar de luxuosidade na cabine (que tem 1,90 metro de altura e total de 600 litros de porta-objetos, volume superior ao porta-malas de muitos sedãs que rodam por aí).

A turbina que trabalha junto ao motor é a VGT de geometria variável – e tem aftercooler. O equipamento reduz o desgaste e o esforço na operação do turbo, resultando em mais eficiência no uso do combustível e durabilidade de todo o sistema.

Outro destaque da família Hi-Way é o freio motor por descompressão e borboleta, que garante potência de frenagem de 415 cv, delegando segurança para o condutor e vida útil mais longa ao sistema de freio do caminhão. E, claro, gastar menos freio implica em rentabilidade e economia de manutenção.

O extrapesado também conta com freio auxiliar Intarder, que, junto com o freio motor, alcança quase 1.000 cv. Com isso, acaba gerando mais segurança no sistema antitravamento das rodas. Ah, e vale lembrar, também, do ajuste automático dos freios e do sensor do nível de desgaste da lona que equipam o modelo.

O Iveco Hi-Way conta com duas opções de suspensão: mecânica e pneumática full air. Esta última é equipada com sistema especial que mantém a altura do chassi em trânsito e o ajusta durante o carregamento e descarregamento.

E, voltando à linha de conforto, vale falar da dirigibilidade. Num percurso de quase 100 quilômetros, foi perceptível a ausência de esforços por parte do motorista (que acompanhou o Diário no test-drive). Aqui é possível manter a velocidade média programada para que não seja necessário acelerar nem frear quando na descida da serra, por exemplo. E há possibilidade de limitar a velocidade máxima, evitando o risco de possíveis acidentes, multas por excesso de velocidade e fadiga.

Conforto na hora do descanso? Sim, é possível a bordo do Iveco Hi-Way. Além de luzes de leitura, mesa para notebook e escada para a cama superior, os colchões têm tecnologia da Nasa, que modela e afunda conforme o peso do corpo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;