Cultura & Lazer Titulo
Livraria Alpharrabio completa 18 anos
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
21/02/2010 | 07:01
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


Tomar um café é bom. Consumir cultura, então, nem se fala. Mas e trocar opiniões e debater questões sobre o universo das artes? Parece realidade impossível para muitos, mas não é.

Em Santo André, todas essas atividades têm lugar há 18 anos na Livraria Alpharrabio. A partir de amanhã, o espaço começa a comemorar seu aniversário com uma extensa programação. Até o fim de março, haverá exposição de artes plásticas, ciclo de debates, exibição de filmes, jam session e lançamento de livro e postais.

Fundado em 1992, o projeto original de Dalila Teles Veras já previa a integração dos mais diversos segmentos culturais em um espaço de discussão e proposição de conteúdo artístico. "No convite de inauguração da casa, já convidávamos as pessoas a transformar o espaço em um local de convivência, consumo e debate de cultura. Não é uma empresa que dá lucro, é um projeto de vida meu, de ativismo cultural", conta a proprietária.

Passando por constantes readequações, o local recebeu, em 2002, ampliação e um auditório. Hoje, conta com coleção de mais de 7.000 volumes literários, além de acervo particular de livros e documentos sobre a região, com mais de 1.000 volumes e uma hemeroteca. Da editora própria, que leva o mesmo nome da livraria, são por volta de 100 títulos.

Para o artista que frequenta o espaço, o local é de inspiração, diversidade e troca de experiências. "Costumo chamar a Alpharrabio de usina de criação. Não é só pela quantidade de informações que trocamos, mas pela efervescência", conta o poeta Zhô Bertholini, que frequenta o espaço desde 1993 e lançará seu livro de poesias, Viramundo, dentro da programação de aniversário, quinta-feira (25). "O verbete da cultura, que é transmissão, é o que se vivencia na Alpharrabio", diz.

Também para quem está começando, como é o caso do artista plástico Eduardo Nunes, o espaço é enriquecedor. "Conviver com pessoas que têm ideias e projetos em diferentes âmbitos transforma e desafia meu trabalho", afirma. Nunes abre as festividades, amanhã, com a primeira exposição de sua carreira.

O artista mostra a série Errantes, de trabalhos feitos nas paredes do local, ilustrações figurativas de cenas urbanas e uma peça que ele apelida de ‘caderno de viagem', composto por desenhos feitos em suas viagens de trem. "É o momento representativo, que reproduz, ao mesmo tempo, um desenho abstrato, mais visceral, e o retratismo do cotidiano e dos personagens que vejo".

A curadoria da mostra é da artista plástica Cristina Suzuki, que foi convidada por Dalila a virar ‘dona das paredes da casa', transformando-a em referência visual. "O artista contemporâneo tem de agregar e buscar, em outras linguagens, fontes de referência para os seus trabalhos", diz Cristina.

A fotógrafa Fátima Roque destaca a característica de "espaço aberto e democrático" da casa. "Um problema em cultura é as pessoas pensarem muito em criação individualizada e esquecer da importância de refletir, propor e trocar experiências e pontos de vista para enriquecer seu trabalho", afirma.

A Alpharrabio mantém o fórum permanente de debates para propor e discutir políticas culturais na região. Os encontros são mensais.

Programe-se

- Exposição Errantes, de Eduardo Nunes. Abertura amanhã, às 19h. Segue jam session com Fernando Cavallieri, Adolar Marin, Zé Terra, Renê França, Zé Campelo e Rogério Amorim, com intervenção poética do ator Carlos Lotto.

- Lançamento do livro ‘Vagamundo', de Zhô Bertolini. Dia 25, a partir das 18h.

- Projeto Construindo Leitores, com Suca Moraes. Dia 6, às 10h.

- Cineclube Alpharrabio - Mulher no Cinema - Marlene Dietrich. Dia 10, às 15, com exibição de O Anjo Azul, de Josef von Sternberg.

- Conversa de Livraria com o fotógrafo Pedro Martinelli. Dia 15, às 18h30.

- Cineclube Alpharrabio - Mulher no Cinema - Marlene Dietrich. Dia 17, às 15h, com exibição do filme Pavor nos Bastidores, de Alfred Hitchcock.

- Lançamento de postais artísticos de Constança Lucas, Fátima Roque, Carlos Ribeiro, Cristina Suzuki, Eduardo Nunes, Carlos Lotto, Hugo Gallet, Rafael Lucena, Júlio César, Mai Fujimoto, Milton Mota, Odirlei, Penélope Martins, Roberto Lenhart, Rubens Pontes, Saulo di Tarso, Suca Moraes e Zeca Del Bueno. Dia 31 de março, às 19h.

Livraria Alpharrabio - Rua Eduardo Monteiro, 151, Santo André. Tel.: 4438-4358. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;