Automóveis Titulo Serviço
Atenção para os detalhes

Cerca de 20% dos acidentes com motos acontecem por conta de falhas mecânicas; confira dicas de revisão

Oscar Brandtneris
Especial para o Diário
17/07/2015 | 07:08
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Em época de férias logo vem a mente a ideia de pegar estrada. E para quem vai sobre duas rodas, os cuidados devem ser ainda maiores quando se fala em direção segura e, é claro, sobre manutenção preventiva.

De acordo com dados fornecidos pela Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e Similares), a falta de manutenção adequada nas motos foi causa de 46,4 mil acidentes só em 2014.

Deles, 11% possui relação com pneus e 7% com freios. Além disso, segundo especialistas, acidentes de trânsito seguem como a quinta maior causa no número de mortes em território brasileiro – e nona em todo o mundo.

O primeiro ponto que merece atenção (sem, claro, esquecer dos demais) é o sistema de freios da magrela.
A falta de regulagem pode causar impotência no caso de frenagens bruscas. Quando o componente é hidráulico, basta dar uma olhada no nível do fluído. Se estiver abaixo do mínimo, pode significar que há vazamento ou que houve desgaste excessivo da pastilha.

Ainda sobre os responsáveis por fazer a moto parar, o representante da área de pós-vendas da Honda, Marcio Tavares, afirmou que é preciso tomar cuidado também com as motos zero quilômetro que estão prestes a estrear na estrada.

“O pneu novo ainda não possui aderência ideal para o asfalto e acaba sendo um pouco mais escorregadio. Além disso, as pastilhas de freio novas também precisam ter leve desgaste inicial para garantirem 100% de desempenho”, afirma.

Seguindo nessa linha, vale salientar que as pessoas possuem o péssimo hábito de não verificar a pressão ideal dos pneus. Pois é, não custa nada seguir as regras e garantir o máximo de segurança. Além disso, em alguns modelos, é pedido que a pressão do componente traseiro seja maior – no caso de haver um ocupante na garupa.

Luzes de freio, piscas, lanternas e painel também necessitam de verificação. Isso evita acidentes e, quando com funcionamento abalado, pode doer no bolso do piloto – multa e mais quatro pontos na carteira. Por isso que prestar atenção em cada detalhe pode fazer toda a diferença!

NA ESTRADA

Um corpo cansado não faz nada direito, muito menos pilotar. Portanto, antes de viajar, preze por uma noite de sono bem dormida. Outra dica é que, de 90 em 90 minutos, o condutor estacione e alongue o corpo para evitar câimbras e desgaste exagerado.

INCENTIVO

Você sabia que as concessionárias costumam realizar check-up em motos gratuitamente? Sim, e envolve mais de 21 peças. Pois bem, dessa maneira não há meio de driblar a manutenção preventiva antes de encarar a estrada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;