Política Titulo
Luiz Marinho projeta São Bernardo para 2021
Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
26/11/2010 | 07:35
Compartilhar notícia


 

Tornar São Bernardo uma cidade acolhedora, inclusiva e com melhor qualidade de vida para os próximos dez anos. Essa foi a proposta apresentada ontem - para cerca de 900 pessoas - no Cenforpe pelo prefeito Luiz Marinho (PT), ao lado dos chefes dos Executivos de Ribeirão Pires, Clóvis Volpi (PV), de Mauá, Oswaldo Dias (PT), e do ex-secretário de Educação de São Paulo Mário Sérgio Cortella. O evento faz parte de processo de debates sobre o planejamento a longo prazo, que a administração tentará desenvolver nos próximos meses e que buscará o envolvimento e a participação dos diferentes segmentos.

De acordo com a secretária de Orçamento e Planejamento Participativo, Nilza de Oliveira, que organizou o evento, a iniciativa de planejamento para 2021 mostra que a partir dos problemas detectados, a proposta monta condições de monitoramento. "Abrimos essa discussão para tentar mudar a essência da cidade. Queremos preparar o município, passando por processo de reflexão da sociedade."

Para Marinho, a grande intenção é construir uma cidade participativa, definindo as diretrizes que irão nortear as ações do governo. "Sabemos que o desafio é enorme, que a maioria das regiões da cidade estava esquecida e que não temos condições de resolver todos os problemas de uma única vez, porém através desta ferramenta de planejamento poderemos gradativamente mudar a realidade."

olpi avaliou que São Bernardo está voltando a ser a maior cidade do Grande ABC, deixando Santo André no retrovisor. "O município tem se modernizado, dado mostras de crescimento. O Marinho está se colocando como interlocutor de projeto apartidário, criando ferramentas para os problemas interligados da região. Esse upgrade reflete como a gestão está capitaneando o progresso", analisou o presidente do Consórcio Intermunicipal.

Professor de Filosofia, Cortella ressaltou a importância em fazer um governo pensando em pessoas. Segundo ele, a sociedade deve refletir no real sentido da vida. "Temos que saber o que faremos para a nossa história, enquanto estamos vivos. Não quero ser famoso, mas ser importante para as pessoas, fazer falta para alguém."

Citando texto bíblico, o filósofo disse que "Deus vomitará os mornos". "Gente que usa a cidade, contudo não participa. Isso é ser morno. Fala que não gosta de política e compra produto contrabandeado. Isso é fazer política. Está contribuindo com o crime organizado, com o horror no Rio de Janeiro."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;