Fechar
Publicidade

Terça-Feira, 7 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

cultura@dgabc.com.br | 4435-8364

Imagens de raiz


Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC

01/03/2010 | 07:00


A fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat correu o mundo e entrou em contato com as mais diversas culturas, que sempre foram referência para a criação dos seus trabalhos. Mas foi aqui no Brasil que ela teve oportunidade de conhecer, dentro da nossa diversidade étnica e cultural, a raiz e a unidade para compor seus trabalhos mais inspirados. Entre eles, séries baseadas nos livros de escritores como Guimarães Rosa, Jorge Amado e Ariano Suassuna.

Uma seleção desses trabalhos, feitos nos sertões brasileiros, ao redor do mundo e nas capitais, como repórter fotográfica e editora de imagens podem ser conferidos na exposição Maureen Bisilliat: Fotografias, que o Sesi-SP abre a partir de amanhã, gratuitamente.

"Toda essa busca não deixa de ser pessoal. Meus antepassados vieram da Irlanda e da Calábria, uma terra que, no tempo deles, era esquecida, muito viva nas tradições. Encontrei muito disso aqui no Brasil no período que registrei essas imagens (década de 1960 e 1970). Hoje, por causa da televisão, muitos locais sofreram mudanças radicais e certos costumes regionais estão misturados com os do mundo todo", conta Maureen, que hoje está com 78 anos, 53 deles vividos no Brasil.

A mostra conta com fotos das viagens de Maureen por países como Japão, África e Bolívia. A China, à parte, evidencia o trabalho de fotojornalista dela, quando trabalhou longo período para a editora Abril, tendo seu trabalho destacado no clássico periódico Realidade.

Já exposta no Rio de Janeiro, a mostra chega a São Paulo com material inédito. Entre eles, Chorinho Doce, com ensaio feito no Vale do Jequitinhonha e inspirado nos poemas de Adélia Prado.

Dando ênfase ao lado de editora de imagens e textos, publicações que a artista produziu ao longo da carreira ganham espaço especial, que lança um olhar à importância que Maureen dá ao processo gráfico na apresentação de seus trabalhos.

Outra seção, e inédita, é a sala que traz obras dos seus projetos sociais, ligados à produção audiovisual e feitos em parceria com a filha, Sophia Bisilliat.

Maureen Bisilliat: Fotografias Sesi-SP - Avenida Paulista, 1.313, São Paulo. Tel.: 3146-7405. 2ª das 11h às 20h; ter. a sáb., das 10h às 20h e dom., das 10h às 19h. Grátis. Até 4 de julho.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;