Internacional Titulo
Mamute congelado será principal atração de exposição no Japão
Da AFP
18/03/2005 | 13:02
Compartilhar notícia


Os organizadores da Exposição Universal Aichi 2005, que será inaugurada na próxima semana na região central do Japão, revelaram nesta sexta-feira à imprensa que sua maior atração será um mamute congelado de verdade, trazido da tundra siberiana. Este animal, que tem 18 mil anos, será exposto em uma grande sala refrigerada, o "Laboratório Mamute".

Uma equipe de cientistas russo-japonesa conseguiu exumar o crânio intacto do mamute e sua pata dianteira em 2002, na região de Yukaguir, nos confins setentrionais da Sibéria, e levou de volta ao Japão partes dos restos, inclusive as presas, alguns ossos e parte da pele.

Esta não foi a primeira vez que um mamute é desenterrado, mas segundo os organizadores da Expo 2005, a reconstituição quase completa do animal não tem precedentes. A equipe russo-japonesa espera clonar mamutes a partir dos restos deste animal.

A Aichi 2005, primeira exposição universal do século XXI, será celebrada entre 25 de março e 25 de setembro, perto de Nagoya, cidade da empresa automobilística a oeste de Tóquio, em uma superfície de 173 hectares.

A exposição será dedicada quase totalmente aos "desafios do meio ambiente" que o planeta enfrenta "na era da globalização e as novas tecnologias".

Depois da baixa visitação em Hanover (18 milhões de pessoas, menos da metade da expectativa de 40 milhões de pessoas), Nagoya espera receber 15 milhões de visitantes, 90% dos quais, japoneses.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;