Turismo Titulo Idioma
Coisas de Portugal
Soraia Abreu Pedrozo
Enviada a Portugal
19/01/2012 | 07:02
Compartilhar notícia


Apesar de o idioma ser o mesmo que o nosso, os lusitanos costumam dizer que falam português e nós, brasileiro. Dá para entender essa diferença, pois embora as palavras sejam em sua maioria as mesmas, os significados e expressões são muito diferentes, assim como a pronúncia. Em alguns momentos é preciso prestar bastante atenção para não perder alguma explicação. Mas tudo é muito fácil de se assimilar. Nada que um dia em Lisboa não resolva.

Por exemplo, aprende-se rapidamente que quando dizem ‘É muito giro!' significa que é muito legal. E que se disserem que há peões atravessando a rua, são pedestres. Bichas grandes são filas grandes. Casa de banho, banheiro. Pequeno almoço, café da manhã. Estádio de futebol é catedral. E quando dizem que algo é engraçado, não necessariamente o é, pois isso também pode significar interessante ou bacana (veja lista abaixo).

Além disso, os alfacinhas têm em seu vocabulário muitas palavras em inglês (e as pronunciam com sotaque). Para se ter ideia, nas faixas de ônibus das ruas está escrito bus. E nas partes que indicam para parar, stop. Um lanche rápido é chamado de snack.

As únicas cidades que não foram ‘corrompidas' são as do interior do país, onde, para devagar, está escrito lento, por exemplo. Diferentemente de nós, que abrasileiramos algumas palavras da língua inglesa, eles as incorporam integralmente. Também não se usa o gerúndio. Por isso, é comum ouvir ‘estás a falar' ou ‘estás a fazer' em vez de falando ou fazendo.

 

Glossário

Casa de banho: banheiro

Retrete: vaso sanitário

Autoclismo: descarga

Duche: chuveiro

Carrugagem: vagão

Coche: carruagem

Autocarro: ônibus

Comboio: trem

Elétrico: bonde

Autoestrada: rodovia

Lagarta: ônibus sanfona

Cueca: calcinha

Dose: porção

Catedral: estádio

Balneário: vestiário

Gelataria: sorveteria

Cacete: pão

Ursa: vadia

Durex: preservativo

Penso: banda-aid

Penso higiênico: absorvente

Verniz de unhas: esmalte

Multibanco: caixa eletrônico

Churrasqueira: churrascaria

Apelido: sobrenome

Rapariga: moça

Parque: estacionamento

Fato: terno

Fato de banho: maiô

Ganga: jeans

Água lisa: água sem gás

Imperial: chope

Bica: café expresso

Prego: bife de vaca

Pica: injeção

Bicha: fila

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;