Turismo Titulo Gastronomia
O ritual das refeições
Soraia Abreu Pedrozo
Enviada a Portugal
19/01/2012 | 07:47
Compartilhar notícia


Lisboa é um prato cheio para os brasileiros que apreciam boa comida. E o interessante é que eles fazem refeição bastante completa, a qual requer que se sente à mesa por pelo menos uns 45 minutos. Nada de comida rápida, como no Brasil, ou de comer em frente à televisão.

Eles começam o ritual com a tradicional sopa - é comum ter a sopa do dia nos restaurantes, cujos ingredientes vão de acordo com o que tiver - ou com uma entrada, a exemplo dos peixinhos da horta, que são pedaços de feijão-verde fritos em massa. O prato deu origem ao tempurá japonês e foi introduzido por missionários portugueses no Japão durante o século 16.

Outra entrada bastante famosa é composta pelas amêijoas à bulhão pato, espécie de ostra temperada com azeite, sal, pimenta e limão.

Então partem para o prato principal, geralmente composto por um tipo de peixe, que pode ser robalo, dourada e pargo grelhado ou o tradicional bacalhau, que possui centenas de maneiras de ser preparado, sendo uma delas (das mais calóricas) o bacalhau com natas (creme de leite fresco). Também se come muita carne de porco e de cordeiro. Todas as refeições são acompanhadas por vinho branco ou tinto.

 

Doces

Como sobremesa, há larga - e deliciosa - oferta de doces portugueses, que têm como maior representante o pastel de belém - erroneamente chamado assim, pois, em Lisboa, somente o feito no bairro de Belém (onde tem a Torre de Belém) pode ter esta nomenclatura. Os demais se chamam pastel de nata. O acompanhamento é o café, também bastante consumido por lá.

Isso sem contar os queijos deliciosos produzidos em Portugal, como serpa, serra, évora e azeitão, todos feitos com leite de ovelha.

 

Estufa

Um local bastante agradável para se conhecer é o restaurante da Estufa Real, que fica dentro do Jardim Botânico da Ajuda e a cinco minutos do Mosteiro dos Jerônimos. O local data do século 17 e também aluga salas para reuniões. O bufê, com grande diversidade de alimentos, custa 22 euros (R$ 50). Sem bebida. Mas com IVA incluído.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;