Economia Titulo Despesas
Homens são os que mais honram dívidas

Classe masculina arcou com o pagamento de 58% das contas

Tauana Marin
do Diário do Grande ABC
19/01/2012 | 07:09
Compartilhar notícia


Em 2011, os homens foram maioria no quesito ‘pagar dívidas'. Na soma dos 12 meses, a classe masculina respondeu por 58,33% das contas que foram quitadas, enquanto que as mulheres corresponderam a 39%. É o que revela levantamento da consultoria de mercado varejista OKGarante.

Mas isso não quer dizer que os homens quitam mais suas dívidas em relação às mulheres. "Eles foram os que mais emitiram cheques em 2011, com 56%. Nada mais natural do que acompanhar esse ritmo, visto também a pressão com o comprometimento da renda em todo início de ano. Ter o nome sem restrição é necessidade", destaca o executivo da companhia Antonio Afonso.

Ele explica que, apesar de a mulher ter ocupado lugar cada vez maior frente à sociedade, a maioria dos chefes de família é homens. "Esse é um fator que também precisa ser levado em conta, e justifica o volume maior de cheques emitidos. Além disso, homens gastam mais com bens de maior valor agregado, parcelando em algumas vezes. Mulheres fazem compras mais miúdas."

A preocupação em iniciar o ano com a conta bancária no azul (já que há despesas extras, como IPTU, IPVA, material e matrícula escolares) estimulou homens e mulheres a quitarem as dívidas no fim de 2011. "O 13º salário serviu justamente para que pagassem contas pendentes", diz Afonso.

SETORES - Dos segmentos que tiveram maior volume de vendas em 2011 destacam-se os de material de construção, supermercados e autopeças.

Para este ano, é esperada forte atuação nesses mesmos segmentos, além do setor de vestuário.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;