D+ Titulo
Vida de skatista revelada
Nayara Fernandes
Especial para o Diário
21/11/2010 | 07:51
Compartilhar notícia


Entre manobras radicais e aventuras de quatro campeões, o documentário Vida Sobre Rodas, que chega ao cinema nesta sexta, promete trazer revelações e a história do skate no Brasil. O longa, primeiro sobre o tema no País, acompanha a trajetória de Bob Burnquist, Cristiano Mateus, Lincoln Ueda e Sandro Dias. Segundo esporte mais praticado pelos brasileiros, só perde (é claro!) para o futebol. No entanto, a fama dos skatistas não era nada boa entre as décadas de 1970 e 1980, quando o skate começava a engatinhar por aqui.

E é isso que o longa pretende mostrar: nunca existiram vândalos nem desocupados nas pistas. "Tudo era fruto do preconceito de quem não o conhecia", afirma Sandro Dias, o Mineirinho, famoso pelo giro de 900 graus. Na época, era praticado na rua, entre os pedestres, e sobre monumentos públicos. "Usavámos esses locais porque ainda não existiam pistas apropriadas", explica, lembrando que São Bernardo era exceção e tinha a mais famosa da época.

Prova disso é que o pai de Lincoln Ueda classificava os skatistas como marginais antes de acompanhar o filho nos campeonatos. Seu depoimento é um, entre tantos, que mostra as dificuldades pelas quais o esporte passou. "Espero que as pessoas olhem o skate com outros olhos", diz Sandro, que acredita que o público vai se surpreender.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;