Esportes Titulo
Santo André testa oscilações da Lusa
Nelson Cilo
Do Diário do Grande ABC
21/09/2010 | 09:39
Compartilhar notícia


O Santo André aposta no estilo peso-leve do time na tentativa de neutralizar o previsível desespero da Portuguesa no duelo de hoje, às 19h30, no Canindé. O segundo volante Gil assume a responsabilidade como um dos atuais líderes do renovado grupo de Sérgio Soares. Segundo ele, o Santo André desencantou na Série B do Campeonato Brasileiro, mas não pode achar que irá embalar até o fim da temporada sem dificuldades. "Conseguimos tirar o peso da ponta dos pés (vitória sobre o Paraná), mas as dificuldades vão continuar a cada rodada. Estamos certos que precisaremos encarar diferentes desafios", alerta o maestro do esquema do técnico Sérgio Soares.

Ao analisar as circunstâncias que aguardam o Santo André na casa lusitana, Gil prevê a Portuguesa muito pressionada pela obrigação de reagir imediatamente (derrota contra o Coritiba). "Será bem complicado. A Lusa já é normalmente forte. Agora, mais ainda", prevê o experiente Gil, que dá o mapa aos companheiros. "O ideal é assumir aquela postura que te convém. Assim: é tocar a bola sem pressa e sair na melhor hora para explorar os lances de área. Essa é a minha teoria. Lá dentro (do gramado) é que podemos ver o que acontece. Mas não esperem que teremos facilidades. É só ver o momento da Lusa", alerta, ao se referir aos 31 pontos de quem permanece alojada no bloco intermediário.

O Santo André, ao contrário, voltou à zona de rebaixamento (24 pontos, em 18º lugar), atrás do Bragantino (25) e na frente só do América-RN (19) e Ipatinga (18). "Ganhamos do Paraná, mas não vamos nos acomodar", sugere o versátil Gil, que terá Makekelê, Walker e Xuxa para completar o setor.

Xuxa é outro que também investe na reprise do bom futebol que levou o Santo André a superar o jejum que o incomodava não é de hoje. "Às vezes, você fica individualmente atrelado ao que ocorre no lado coletivo. Nossa equipe reagiu. Acredito que evoluí junto. É só manter o ritmo e respeitar nossos rivais", constata o canhotinha, que voltou a curtir a boa fase.

O meia Aloísio, autor de um golaço diante do Paraná, ao chutar sem ângulo da linha de fundo, já se impõe pela naturalidade no ambiente. Segundo ele, a tendência é a de elevar ainda mais o nível de entrosamento. "O futebol é isso. A gente ganha e fica muito mais confiante. É só manter o ritmo", analisa.

Caravana - Haverá ônibus gratuitos do Bruno Daniel ao Canindé. Saída às 17h no ponto habitual do estádio.

Sérgio Soares liga o alerta na casa lusitana
Se o volante Gil entra no Canindé como se fosse um dos mais importantes porta-vozes de Sérgio Soares, o técnico também acredita na eficiência de outros experientes do esquema do Santo André para topar de frente o futebol imprevisível da Lusa.

"Eles tiveram tropeços normais no campeonato, mas não dá para ignorar a força da Portuguesa ou mesmo das equipes dirigidas pelo Vadão. Taí um sujeito de muita competência", reconhece o treinador do Ramalhão, ao se referir ao currículo do comandante luso.

"Nem seria necessário lembrar que ele (Osvaldo Alvarez), além da Lusa, dirigiu mais alguns grandes, como Corinthians e São Paulo. Não esqueçam que o Vadão é quem descobriu o Kaká no juvenil do São Paulo. Ninguém conhecia o garoto, mas ele confiou naquele menino que se transformaria naquilo tudo que o mundo iria ver no futuro", recordava Sérgio Soares, no banco de reservas, pouco depois de concluir o descontraído rachão no Bruno Daniel. "Voltamos a vencer, mas não tiramos nossos pés do chão. O que mudou aqui - e isso eu posso garantir - é o clima de bom astral que tomou conta da gente. Basta olhar no rosto de cada jogador e sentir que agora todos estão para cima", comemora.

Apesar disso, Sérgio Soares pede redobrado respeito à Lusa neste confronto. "As oscilações deles acontecem para todos que vivem altos e baixos. Isso é normal. Não vamos pensar que a Portuguesa perdeu aqui ou ali e que então será tudo fácil. Ao contrário: a última derrota deles (Coritiba, 2 a 0, no Couto Pereira) poderá exigir muito mais da gente. Eles vão a campo focados na reabilitação. Já falamos disso. Sabemos o que nos aguarda. É preciso respeitá-la", avisa.

O discurso de Sérgio Soares é idêntico ao de Gil. Segundo ele, o Santo André dará passos muito conscientes e restritos a cada rodada. "O próximo alvo é apenas a Portuguesa. Nem me falem dos demais jogos. A nossa meta é saltar gradualmente de três em três pontos na tabela para que a gente possa depois mirar o G-4 (dos quatro melhores colocados), mas nada de exagerar na matemática ou atropelar as projeções", recomenda.

Marketing do clube lança carnês de ingressos promocionais
O Santo André lançou ontem carnês promocionais válidos para os últimos oito jogos do time no Estádio Bruno Daniel. O diretor executivo Antônio Carlos Moreno explicou que o sistema (inédito no atual modelo empresarial) é um dos primeiros passos para interagir os dois lados - torcida e clube.

"Acima de tudo, vamos fortalecer o apoio daqueles que nos acompanham. Este é um dos bons argumentos. Há outros que poderíamos citar. Entre eles, preço bem acessível (R$ 50 no total ou pouco mais de R$ 6 para cada rodada) e a comodidade para quem não precisa enfrentar os atropelos das enormes filas nas bilheterias", explicou o dirigente, que prepara (mas ainda não revela detalhes) ousados apelos de marketing.

Já é possível adquirir o pacote no Brunão, Social do Parque Jaçatuba, A Esportiva, 1º de Maio, Bar do Mazinho (Rua das Hortências), Padaria Vitória Régia (Vila Pires), Torcida Fúria e Maderaria Toth (Estrada do Pedroso). Os interessados em instalar novos postos de venda podem ligar para 4224-1166 (central), 4425-4577 e 4474-1769.

Vadão tem de quebrar a cabeça para montar equipe
O técnico Osvaldo Alvarez, o Vadão, terá de remendar a Portuguesa para o confronto de hoje à noite, com o Santo André, no Estádio do Canindé. E não apenas no aspecto emocional, já que a equipe despenca pela tabela (ocupa a nona colocação, depois de figurar a maior parte da Série B entre os líderes), mas também o time em si, que tem quatro desfalques importantes confirmados.

O lateral-direito Paulo Sérgio está suspenso por ter recebido o terceiro cartão amarelo contra o Coritiba. Os atacantes Luís Ricardo e Dodô, além do zagueiro Gláuber, seguem entregues ao departamento médico. E os problemas podem aumentar caso o volante Ademir Sopa, que levou forte pancada no tornozelo esquerdo, seja vetado.

As soluções do treinador poderão ser improvisar os meias Romano ou Rai na lateral direita, formar a zaga com Thiago Gomes e Domingos, colocar Marcos Paulo na vaga de Sopa, e ter a dupla de ataque Malaquias (ex-Ramalhão) e Zé Carlos.

O time ainda tenta se recuperar da derrota sofrida na última rodada para o Coritiba, por 2 a 0. Mas, segundo o goleiro Weverton, a equipe está pronta para dar a volta por cima, começando justamente pelo Santo André. "A Série B é assim. Você perde um jogo e tem que se recuperar logo em seguida. Temos que estar totalmente focados no Santo André", concluiu. (Dérek Bittencourt, com Agências)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;