Internacional Titulo
Aquecimento climático ameaça sobrevivência dos peixes no Mar do Norte
Da AFP
04/01/2007 | 19:30
Compartilhar notícia


A sobrevivência de peixes no Mar do Norte está ameaçada pelo aquecimento climático, porque provoca uma baixa na oxigenação, alertaram os pesquisadores alemães Hans-Otto Pörtner e Rainer Knust, em um artigo que será publicado na edição desta sexta-feira da revista Science.

Este estudo, realizado com peixes da espécie Zoarces viviparus, estabeleceu pela primeira vez "um vínculo direto" entre o aumento das temperaturas, que afetam o consumo de oxigênio desta espécie, e sua sobrevivência, indicou o Instituto de Pesquisas Polares e Marítimas Alfred-Wegener de Bremerhaven (noroeste da Alemanha).

"Quando as temperaturas aumentam, o processo de consumo de oxigênio do organismo se deteriora em primeiro lugar", destacaram os cientistas, ressaltando que a subnutrição de oxigênio, vinculada a condições climáticas, é "o fator determinante" da sobrevivência da espécie.

Hans-Otto Pörtner e Rainer Knust compararam o comportamento dos peixes bleniídeos da espécie Zoarces viviparus no meio natural do mar do Norte com experiências realizadas em laboratório. Eles observaram uma diminuição do crescimento e uma taxa de mortalidade mais importante nestes peixes em caso de temperaturas da água superiores aos 17°C. A partir dos 21°C, os peixes não sobrevivem por muito tempo, acrescentaram.

A temperatura do mar do Norte aumentou entre 1 e 2 graus nos últimos 40 anos, de acordo com as mesmas fontes. Segundo o Departamento de Transporte Marítimo e Hidrografia de Hamburgo (norte), a temperatura subiu 2,4 graus, conseqüência indireta, afirmam os cientistas, do aquecimento climático. A título de exemplo, em outubro de 2006, a temperatura foi de 14,2°C, em média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;