Economia Titulo
Ipem autua lojas comercializando brinquedos sem selo
29/09/2010 | 07:29
Compartilhar notícia


O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) autuou ontem seis lojas durante a Operação Dia das Crianças, por comercialização de brinquedos sem o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).

A fiscalização foi realizada em 35 lojas localizadas na Rua 25 de Março, onde duas lojas foram autuadas, no Centro de Osasco, que teve um comércio multado, na Vila Formosa, na zona leste, e Shopping Ibirapuera, onde três estabelecimentos forma autuados.

Foram examinados 51.227 produtos, dos quais 227 estavam irregulares por não ostentarem o selo do Inmetro. A operação fiscalizou brinquedos, bicicletas infantis e dispositivos de retenção automotivos para crianças (cadeirinha, bebê-conforto e assento de elevação).

"Nossa meta é que esse índice de irregularidades chegue a zero, porque brinquedos que não são certificados pelo Inmetro têm que estar fora das gôndolas. O consumidor precisa estar ciente de que representam riscos para a segurança e saúde das crianças", explica o superintendente do Ipem-SP, Fabiano Marques de Paula. As empresas têm dez dias para apresentar defesa. Multa varia de R$ 100 a R$ 50 mil, dobrando na reincidência.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;