Turismo Titulo
Tempo de esqui
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
09/06/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Pode tirar o cachecol, a jaqueta impermeável e aquele par de luvas esquecido no fundo do guarda-roupa. Apesar da escassez de neve neste início de junho e da cortina de fumaça causada pela erupção do vulcão Puyehue no Sul do país, o Chile dá a largada à temporada de esqui com a promessa de muitas novidades e preços convidativos graças à valorização do real frente ao dólar, que tem persuadido um número crescente de brasileiros a descobrir o ‘barato' dos esquis e das pranchas de snowboard, transformando algumas localidades em autênticas extensões do território verde-amarelo.

Valle Nevado que o diga. Dos 119 mil turistas que visitaram a estação no ano passado, 37 mil eram brasileiros, o que representa 58% do público estrangeiro e 31% do número total de pessoas. E esses percentuais têm tudo para crescer ainda mais neste ano por conta da série de promoções e eventos voltados especialmente aos viajantes tupiniquins.

A começar pelo 6º Campeonato Brasileiro Amador de Esqui e Copa Snowboard, que deverá reunir cerca de 100 competidores, em 14 categorias, entre os dias 11 e 17 de julho. O evento promete fazer sucesso nesta temporada - prevista para iniciar no dia 24 - com hotéis modernizados, novas pistas, teleféricos e atrações como o Big Airbag e o uso de capacetes com câmeras. O vencedor da competição também terá a honra de dar o nome a uma pista de esqui, como ocorreu no ano passado.

Nos dias que antecedem as provas serão ministradas clínicas de competição e treinos com profissionais como o campeão chileno de esqui Nelson Lopes e a brasileira Isabel Clark, que venceu no snowboard por onze vezes consecutivas e deu um show à parte em Valle Nevado quando desceu sobre a prancha, mas com os pés soltos, deixando os participantes boquiabertos.

Após os treinos haverá après-ski com chocolate quente nas pistas e uma festa com banda de rock no restaurante Bajo Zero. Degustações de vinhos, aulas de culinária, apresentações de DJs, jantares, sorteios e uma grande festa de premiação dos competidores completam a programação da semana dedicada aos brasileiros.

Para cativar ainda mais o público verde-amarelo, foram criados perfis em português no Facebook e no Twitter. E a loja Decathlon sorteará três pacotes para Valle Nevado entre os brasileiros que enviarem as mais criativas fotos de neve.

Localizado a menos de duas horas do aeroporto internacional de Santiago, Valle Nevado conta com 85% de dias ensolarados durante o inverno, o que faz com que sua neve seja inigualável. A infraestrutura inclui 14 teleféricos - entre eles, o Andes Express, considerado o mais rápido da América do Sul -, 39 pistas, cinema, lojas, restaurantes para todos os gostos, área para crianças, piscina temperada, spa e um heli-ski que permite acessar lugares inexplorados e descer até 2.000 metros de vertical drop.

E várias novidades prometem tornar a estada ainda mais confortável, como a inauguração da primeira cabine teleférica fechada do Chile, a entrega do edifício Valle dos Cóndores II e a renovação do quiosque Cabana Três Pontas.

E vários projetos de expansão imobiliária já começam a sair do papel, a exemplo da construção do edifício Valle Blanco, que oferecerá apartamentos espaçosos para quem deseja curtir o frio em família. A iniciativa faz parte de um plano audacioso que visa transformar Valle Nevado no primeiro povoado de montanha da América do Sul, com capacidade para receber mais de 140 mil pessoas por ano. Se os objetivos se concretizarão, só o tempo dirá. Mas uma coisa já é certa: nunca foi tão gostoso cair na neve.

 

Vulcões de Chillán a Pucón

 

Para quem gosta do friozinho ao pé da montanha mas não é muito afeito a esquis e pranchas de snowboard, Termas de Chillán é o destino ideal, perfeito para famílias em que nem todos curtem os esportes de neve. Além de proporcionar doses extras de adrenalina nas descidas pelas 29 pistas - 30% delas destinadas a iniciantes -, pode-se relaxar em piscinas com águas quentes em plena neve, andar em charmosos trenós puxados por cães da raça Alaskan Malamute e fazer tratamentos de beleza, com água sulfurosa ou lama medicinal, no spa termal, entre outros regalos.

Entre as novidades da próxima temporada estão o Jardim de Neve, criado para crianças de 2 a 6 anos se familiarizarem com os esquis sob orientação de monitores, e o Clube da Montanha, que oferece jogos e atividades de entretenimento para hóspedes de 6 a 15 anos.

Também haverá sala de jogos com parede de escalada, paintball na neve, motos, esqui noturno, discoteca, cassino e um novo sushi bar.

A estação fica 480 quilômetros ao Sul de Santiago. Dá para ir de trem, mas a melhor opção para os que dispõem de pouco tempo são os voos diretos que partem de Santiago com destino a Chillán.

 

PUCÓN

Outra opção distante da capital é Pucón, que abriga 34 pistas em meio às formações vulcânicas do Parque Nacional Villarica. Uma atração à parte já que, no topo das montanhas, o turista pode se aventurar próximo às encostas do vulcão, que ainda está ativo e proporciona um banquete visual de rara beleza.

A estação fica a uma hora de voo de Santiago e a cerca de 14 quilômetros da cidade, onde se encontra toda a infraestrutura turística, com opções de hospedagem mais baratas do que as oferecidas em outros complexos de esqui.

Apesar da facilidade para se locomover a pé, muitos optam por bicicletas, devido à grande quantidade de ciclovias. Não existem ônibus urbanos, mas os táxis coletivos suprem a carência. Em pouco mais de uma hora, é possível visitar todos os atrativos, como a Playa Grande, às margens do Lago Villarica, e o monastério Santa Clara, na Rua Ansorena. Depois, é só relaxar em uma das piscinas com água a quase 50ºC ou deliciar-se com algum prato à base de salmão defumado, a grande especialidade local, acompanhado dos cada vez melhores vinhos chilenos, é claro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;