Internacional Titulo
Cameron passa por sua primeira prova de fogo enfrentando Blair
Da AFP
07/12/2005 | 12:09
Compartilhar notícia


O novo líder do partido conservador britânico, David Cameron, um experiente parlamentar de 39 anos, passou por sua primeira prova de fogo ao enfrentar nesta quarta-feira, no parlamento, o primeiro-ministro Tony Blair.

"Tony Blair foi, um dia, o futuro do país", declarou Cameron na sessão semanal de perguntas ao primeiro-ministro, deixando claro que considera que o chefe do Executivo britânico é quase um capítulo do passado, enquanto que ele representa o futuro.

A sessão de perguntas ao primeiro-ministro, que acontece toda quarta-feira em Westminster, provocou mais expectativas do que de costume entre os atores políticos e os meios de comunicação, porque nela esteou o novo líder tory, designado na véspera em substituição a Michael Howard.

Cameron, que anunciou na terça-feira, depois de ser eleito por uma esmagadora maioria de votos dos afiliados do partido conservador, que não ia a "fazer jogos políticos", demonstrou aparentemente um tom mais consensual que o normal nestes debates.

Disse, por exemplo, que pensa em "trabalhar junto com o primeiro-ministro para fazer adotar o projeto de reforma educativa apresentado pelos trabalhistas".

Depois passou ao ataque, afirmando, ante uma pergunta de Blair, que seu enfoque "estava centrado no passado".

"Quero falar do futuro", afirmou Cameron, que concentrou a maioria de suas perguntas na questão da reforma educativa promovida por Blair, e que se choca com uma forte oposição dos trabalhistas.

O desempenho de Cameron nesta primeira batalha com Blair foi considerado bom tanto pelo editor político do Daily Telegraph (conservador) como pelo do jornal The Guardian, de esquerda.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;