Cultura & Lazer Titulo
Orquestra Filarmônica traz música de peso
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
13/08/2011 | 08:31
Compartilhar notícia


Com cardápio que contempla Beethoven, Max Bruch e Mozart, a Orquestra Filarmônica de São Caetano leva ao Teatro Paulo Machado de Carvalho um concerto de opulência e suavidade neste fim de semana.

Sob regência de Sérgio Assumpção, a formação traz no repertório Abertura Namensfeier, em dó maior, de Beethoven, o Concerto Nº 1 em Sol Menor para Violino, de Max Bruch e a Sinfonia Nº 39 em Mi Bemol, de Mozart. Como regente convidado para a peça de Bruch, o grupo apresenta o violinista Davi Graton.

"A primeira composição é uma música majestosa e festiva do Beethoven já no seu período romântico. Na introdução, ele trabalha com algumas ideias musicais que estarão na 9ª Sinfonia", conta o maestro.

A força da primeira música já casa com a introdução do próximo tema, que abre em grande estilo para entregar ao violinista um espaço para brilhar. "Essa composição é virtuosa para o solista, mas também tem trechos interessantes e de personalidade próprios para a Orquestra, que não fica apenas acompanhando o violino", completa o regente.

Entre o primeiro e o segundo movimentos da seleção de Bruch não há interrupção, mas o maestro visualiza, na segunda parte, momento marcante e característico da música do romantismo, extremamente lírico, que passa longe de ser piegas. "Expressivo sem ser brega, não é apelativo em nenhum momento. O terceiro tem um quê de inspiração cigana, finalizando a peça majestosamente", diz Assumpção.

Com a sinfonia de Mozart, cujo tempo médio de execução é de 30 minutos, a Filarmônica traz peça que ambienta o público à suavidade do clássico, sem perder a graça, chegando ao ápice alegremente.

Orquestra Filarmônica de São Caetano - Concerto. Hoje, às 20h30 e amanhã, às 19h30. No Teatro Paulo Machado de Carvalho - Alameda Conde de Porto Alegre, 840, São Caetano. Tel.: 4238-3030. Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;