Política Titulo
Deputados iniciam votaçao de projeto de reforma em AL
Do Diário do Grande ABC
06/01/2000 | 12:53
Compartilhar notícia


Os deputados estaduais de Alagoas começaram a votar o projeto de reforma administrativa do Estado, nesta quarta-feira, que pretende extinguir empresas públicas, criar um novo Programa de Demissao Voluntária ( PDV), reduzir salários dos servidores públicos e facilitar a demissao de servidores que nao têm funçao no governo.

Trata-se da primeira vitória política de governador Ronaldo Lessa (PSB), que há um ano vem enfrentando dificuldades para administrar o caos administrativo em Alagoas.

O projeto, que enfrentou uma forte oposiçao dos partidos da base do governo, como o PT, PDT e PPS, e da maioria dos servidores públicos do estado, ganhou apoio do partidos que fazem oposiçao a Lessa que, para garantir sua aprovaçao, fechou acordos com o grupo do ex-presidente Fernando Collor de Mello (PRTB), liderado pelo deputado estadual Antônio Albuquerque (PRTB), que ganhou como prêmio pelo seu esforço o direito de indicar quatro secretários de Estado e diretores de órgao do primeiro escalao do governo.

Segundo o governador Ronaldo Lessa, com a implantaçao da reforma administrativa o estado vai poder economizar 20 % da sua receita, que atualmente é de R$ 80 milhoes, ele alega que 60 % desses recursos sao utilizados para pagar a folha dos funcionários públicos, que estao com dois meses de salários atrasados, outros 15% sao destinados ao pagamento da dívida com o governo federal, por isso a necessidade de cortar gastos e enxugar a máquina administrativa do estado.

``Nao temos outra alternativa, o Estado só vai começar a sair da crise depois que seja implantada a reforma administrativa, que nao pretende prejudicar os servidores, como algumas pessoas desinformadas ou interessadas apenas nos seus próprios estao pregando. A reforma só vai atingir os funcionários que nao comparecem ao trabalho ou nao tenham nenhuma funçao no Estado. O nosso interesse é valorizar o bom funcionário, que vai ter melhores condiçoes de trabalho e salários mais dignos ', explicou Lessa.

A votaçao do projeto começou com um grande tumulto na entrada e nas galerias do plenário da Assembléia Legislativa de Alagoas, que está funcionando provisoriamente na sede do Tribunal de Contas do Estado, por ordem da presidente da Assembléia Legislativa, Ziane Costa (PDT), a Policia Militar barrou o acesso dos servidores públicos ao plenário, eles foram informados que o plenário nao tinha condiçoes de receber muita gente e por isso o acesso seria restrito a um representante de cada entidade sindical ligada aos servidores públicos, por isso muita gente foi barrada na porta do Tribunal de Contas.

O presidente da CUT em Alagoas, Évio Lima, foi proibido de entrar, ele fez várias críticas a postura do governador Ronaldo Lessa, que segundo ele, está implantando um novo período de ditadura em Alagoas. ' Ele (Lessa) esqueceu das nossas antigas batalhas, prefere conversar com os antigos inimigos e deixar de lado as pessoas que sempre participaram das suas lutas políticas. Lessa está se transformando em um ditador ', concluiu Lima.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;