Economia Titulo
Fidel diz que foi convidado para Rodada do Milênio
Do Diário do Grande ABC
30/10/1999 | 14:49
Compartilhar notícia


O líder cubano Fidel Castro foi convidado a ir para o início da Rodada do Milênio da Organizaçao Mundial do Comércio (OMC), em Seattle, nos Estados Unidos. Castro disse a empresários que integraram a missao da Federaçao das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) em visita à ilha, para conhecer novas oportunidades de negócios, que ainda estuda se irá à reuniao.

A missao veio por convite feito pelo próprio Fidel, em sua visita do Rio de Janeiro, durante a Cimeira de países ibero-americanos, em agosto. Castro, que recebeu os empresários para um jantar em Havana, perguntou a opiniao deles sobre a OMC e sua funçao, mas nao chegou a expressar a sua própria sobre o organismo. O dirigente de 73 anos afirmou que um congressista norte-americano, cujo nome nao informou, foi o responsável pelo convite.

O presidente da Firjan, Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, avaliou que, apesar de ter um papel importante, a entidade tem falhado na defesa dos interesses dos países em desenvolvimento. Em resposta, o dirigente cubano fez mais ataques à política econômica norte-americana. "Se Deus fosse justo, estaríamos ao lado do Brasil, e nao (do litoral) dos Estados Unidos", brincou Castro na conversa durante o jantar, que durou quase cinco horas no Palácio do Governo.

Fidel fez perguntas sobre a situaçao brasileira - e mostrou espanto quando foi informado de que os juros básicos no Brasil chegam a 19% ao ano. Ele lembrou que, antes de o País ter entrado em crise, por causa da moratória russa, havia alertado para a necessidade de ajuda mundial para a economia brasileira.

O dirigente cubano também contou estar preocupado com a possibilidade de danos à atividade turística em Cayo Coco, na província de Ciego de Avila, com o investimento na exploraçao de petróleo feita pelo seu governo com a Braspetro, subsidiária internacional da Petrobras. "Nao gosto de misturar turismo com petróleo", afirmou. "Vamos ver se os turistas nao ficam espantados", brincou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;