Internacional Titulo
Vaticano acusa Israel de semear discórdia entre religioes
Do Diário do Grande ABC
23/11/1999 | 14:39
Compartilhar notícia


O Vaticano acusou esta terça-feira o governo de Israel - que autorizou a construçao de uma mesquita perto da Basílica da Anunciaçao, em Nazaré - de semear a discórdia entre cristaos e muçulmanos, ao invés de trabalhar pela unidade.

``A decisao do governo de Israel parece lançar bases para que nasçam no futuro conflitos e tensoes entre as duas comunidades religiosas, crista e islâmica', afirmou o porta-voz do Papa, Joaquín Navarro Valls.

Ao comentar a iniciativa dos dirigentes das igrejas cristas de fechar esta segunda e terça-feira os lugares santos em Israel para protestar contra a autorizaçao dada para a construçao da mesquita, Navarro enfatizou que o Conselho Superior Islâmico de Jerusalém declarou este domingo que se opunha à construçao do templo islâmico.

``Com essa tomada de posiçao, o Conselho Superior Islâmico expressou sua solidaridade à autoridade eclesiástica crista da Terra Santa', afirmou Navarro Valls. ``Considero que a autoridade política tem, neste caso, uma grande responsabilidade, já que, ao invés de fomentar a unidade, cria as bases para a divisao', acrescentou.

A pedra fundamental da polêmica mesquita foi colocada nesta terça-feira, na presença de 3 mil muçulmanos, perto da basílica da Anunciaçao, nesta cidade onde, segundo as escrituras, Jesus passou sua infância.

A cerimônia provocou uma discussao religiosa que desembocou no fechamento das igrejas e lugares santos cristaos de Israel nesta segunda e terça-feira.

A pedra fundamental, coberta pela bandeira verde do movimento islâmico, foi descoberta pelo líder do Movimento Islâmico em Nazaré, Salman Abu Ahmed, e outros líderes islamitas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;