Economia Titulo
Festa em Santo André reúne 75 mil
Michele Loureiro e Tauana Marin
02/05/2009 | 07:46
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A festa em comemoração ao Dia do Trabalho, no Parque Central, em Santo André, atraiu cerca de 75 mil pessoas, segundo a organização do evento. A prefeitura do município foi ainda mais ousada e estimou o público em 110 mil espectadores.

Independente dos números, o clima de alegria e descontração tomou conta do ambiente. As 16 atrações musicais, que variaram de hits sertanejos a pagodes populares, contagiaram o público, que recepcionou bem, desde os artistas consagrados como Daniel, até novos nomes da música como Pedro Henrique e Cristiano.

O prefeito da cidade, Aidan Ravin, era uma das figuras mais animadas da festa e prometeu que Santo André terá um calendário repleto de novas comemorações. "Esse tipo de evento estimula o respeito, a cidadania e resgata o programa em família".

Segundo o secretário de Cultura, Lazer, Esporte e Turismo do município, Edson Salvo Melo, a comemoração do Dia do Trabalho mostra a nova linha do governo. "Queremos resgatar a alegria da população por meio, por exemplo, de shows populares. Também estão no cronograma atividades em praças públicas e apresentações da Orquestra Sinfônica".

A população que compareceu ao show se mostrou satisfeita com a iniciativa da cidade. "Esse tipo de evento faz esquecer a realidade, afinal a situação dos trabalhadores, ainda mais nesse momento de crise econômica, não é muito favorável", comentou a dona de casa Elenita Macedo Souza.

Para o aposentado Antonio Augusto Ribeiro, que foi sozinho prestigiar a festa, a energia do ambiente era contagiante. "Estou animado e acho importante que a administração da cidade promova eventos".

Capacitação - Para o prefeito de Santo André, a festa comemora conquistas trabalhistas do último ano. "Ainda temos muito o que melhorar, mas há motivos para festejar. Para avançar nas melhorias, vamos capacitar nossos jovens para a nova realidade de mercado".

Aidan destacou ainda que, nos últimos anos, Santo André perdeu muitas empresas, o que acarretou o aumento do desemprego. "Nossa política de retomada é baseada no incentivo fiscal, afinal, no início há uma certa defasagem, que a longo prazo é substituída por ganhos, como geração de emprego e qualidade de vida para os munícipes", afirmou o prefeito, que completou: "Nos primeiros quatro meses deste ano, entramos em contato com cerca de dez multinacionais oferecendo benefícios para estimular a instalação em Santo André. Aguardamos as respostas ansiosos".

Estrutura - O evento contou com efetivo de 92 guardas civis municipais, além de homens da Polícia Militar e colaboradores do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Além disso, dois caminhões-pipa de água potável e 55 banheiros químicos ficaram à disposição do público.

Apesar de 20 tendas estarem disponíveis para alimentação, inúmeras pessoas tiveram mal-estar e foram atendidas pela equipe médica de plantão. Dentro do parque não era permitida a venda de bebidas alcoólicas, porém o público jovem - cerca de 70% dos espectadores - adentravam o local consumindo álcool, o que gerou alguns incidentes e princípios de confusão em pontos variados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;