Internacional Titulo
Kuwait quer participar do julgamento de Saddam
Da AFP
18/12/2003 | 19:28
Compartilhar notícia


O Kuwait quer participar ativamente do julgamento do ex-presidente iraquiano Saddam Hussein. Nesta quinta-feira, o primeiro-ministro do país, Sabah al Ahmad al Sabah, reafirmou o desejo de julgar o homem que invadiu o país em 1990.

O xeque Sabah destacou que seu país não desejava solicitar a extradição de Saddam, afirmando que seu julgamento cabe ao conselho de governo transitório do Iraque. O especialista em direito internacional Badriya Al Awadhi acredita que “os kuwaitianos são os primeiros a ter o direito de julgar Saddam”.

"Suas forças cometeram crimes abomináveis contra o meio ambiente no Kuwait, incendiando mais de 700 poços de petróleo. Saddam cometeu todos os tipos de crimes. Sua invasão do Kuwait foi um crime contra a paz internacional", avaliou.

O governo kuwaitiano criou em outubro um comitê especial para registrar todos os crimes de guerra cometidos durante a ocupação do emirado. Quando as tropas iraquianas invadiram o Kuwait, centenas de civis foram presos. As autoridades estimaram em 605 o número de desaparecidos.

“Graças a Deus, Saddam foi capturado vivo. Assim ele poderá ser julgado pelos crimes hediondos que cometeu contra os povos iraquiano e kuwaitiano", comemorou o ministro da Informação do Kuwait, Mohamad Abdallah Abu Al Hassan. As autoridades kuwaitianas querem que o Iraque pague US$ 170 bilhões como indenização pela guerra — a Organização das Nações Unidas estipulou a indenização em US$ 35 bilhões.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;