Economia Titulo
Após nove altas, produção industrial cai 0,4% em julho
Do Diário OnLine
04/09/2007 | 11:14
Compartilhar notícia


A produção industrial caiu 0,4% em julho na comparação com junho, na série sem influências sazonais, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O recuo quebra uma seqüência de nove altas consecutivas do índice. Em relação a julho de 2006, a indústria cresceu 6,8% e, no acumulado do ano, houve alta de 5,1% na produção industrial.

De acordo com relatório do instituto, o resultado foi influenciado pela queda na produção de 12 dos 23 segmentos industriais. O destaque ficou para alimentos (-2,5%) e refino de petróleo e produção de álcool (-3,5%).

Também registraram queda as atividades relacionadas a máquinas e equipamentos (-2,7%), produtos de metal (-5,4%) e farmacêutica (-3,8%). Veículos automotores (2,4%) representaram a principal contribuição positiva para a taxa de julho, em que se destacou, também, o crescimento de outros produtos químicos (2,7%) e outros equipamentos de transporte (7,6%).

A categoria bens de consumo duráveis (0,8%) foi a única que apresentou crescimento em julho frente ao mês anterior, acumulando 5,0% nos três últimos meses. Bens de consumo semi e não duráveis (-3,3%) bens de capital (-1,3%) e bens intermediários (-0,2%) registraram queda.

Na comparação entre julho deste ano e julho de 2006, a indústria cresceu 6,8%, com 23 dos 27 ramos pesquisados apresentando aumento de produção. O índice resultou, sobretudo, das contribuições de veículos automotores (18,3%), máquinas e equipamentos (17%), outros produtos químicos (12,1%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (17,2%). O resultado foi influenciado, negativamente, por fumo (-22,5%) e alimentos (-1,3%), devido à queda na produção do fumo processado e do açúcar cristal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;