Automóveis Titulo Salão
Conceitos apostam na eletricidade

Vários protótipos privilegiam emissão zero

Sueli Osório
Enviada a Detroit
18/01/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Como em todos os salões de automóveis, os conceitos dão um show à parte em Detroit, onde as portas do Cobo Center estarão abertas ao público até domingo.

Os elétricos garantem seu espaço. A Volkswagen mostra o simpático E-Bugster, um Beetle speedster elétrico com dois lugares e 85 kW de potência, que vai de 0 a 100 km/h em 10,9 segundos sem emissão de poluentes. Em entrevista ao Diário, o chefe de design do grupo Volkswagen, Walter de Silva, afirmou que, como se trata de conceito baseado em um ícone, o modelo tem grande potencial para ser produzido no futuro.

Outro elétrico que chama a atenção é a pequena picape Smart For-us. Com 3,5 metros de comprimento, ela poderia quase passar despercebida na caçamba de uma típica picape norte-americana. Construída a partir dos conceitos Smart Forspeed e Smart Forvision, apresentados em 2011, a For-us carrega duas bicicletas elétricas.

A Volvo apresenta o protótipo XC60 Plug-in Hybrid, versão híbrida do utilitário esportivo na qual o motorista pode optar entre três modos de condução. No Pure, o modelo opera no modo elétrico. No Hybrid, os motores a gasolina e elétrico cooperam para proporcionar o máximo prazer ao dirigir com o mínimo impacto ambiental. O Power visa extrair o máximo de potência. O SUV vai de 0 a 100 km/h em apenas 6,1 segundos.

A Honda revela o Accord Coupe Concept, que dá a primeira visão de como será a nona geração do modelo, que entrará à venda no mercado norte-americano no segundo semestre como linha 2013, com motores 2.4, V6 e uma versão híbrida plug-in. No estande da Acura, marca de luxo do grupo Honda, destaque para o NSX Concept. O esportivo tem motor V6 transversal, auxiliado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem. Para economizar combustível, as rodas dianteiras contam com propulsores elétricos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;