Cultura & Lazer Titulo
Outra guerra dos mundos
Ângela Correa
Do Diário do Grande ABC
24/06/2011 | 07:21
Compartilhar notícia
Divulgação


O fascínio humano com as possibilidades de comunicação com seres alienígenas já foi explorado de tantos ângulos na ficção que fica difícil acreditar que histórias no mínimo razoáveis ainda possam ser escritas. Pois "Falling Skies", que estreia hoje, às 22h, simultaneamente na TNT e no Space, promete responder positivamente à questão. Serão exibidos em sequência os promissores dois primeiros episódios da série. A partir de sexta, a atração continua sendo exibida nos dois canais. No Space, às 21h. O TNT mantém o horário da estreia.

Quem assina a produção é Steve Spielberg. Informação mais do que suficiente para fazer salivar qualquer aficionado por ficção científica. O diretor de "ET - O Extraterrestre" (1982) e da adaptação do clássico da literatura do gênero, "A Guerra dos Mundos" (2005), de H.G Wells, volta, como pode-se perceber, a uma de suas temáticas preferidas.

A ideia original, do próprio Spielberg, ao menos parte de ponto diferente dos já trilhados por produções guiadas pelo relacionamento entre humanos e seres interplanetários. O começo acompanha os sobreviventes seis meses após o ataque, apenas sugerindo a violência a que foram submetidos.

O cenário é a Terra quase que completamente dizimada por uma invasão alienígena. Os poucos que não foram capturados ou mortos durante a investida se agruparam numa tentativa de resistir à ocupação. Panorama muito parecido com um dos principais êxitos televisivos de 2010, a série "The Walking Dead", que, em lugar de homenzinhos verdes, tem seu protagonista às voltas com zumbis.

O papel principal em "Falling Skies" coube a Noah Wyle, que tenta se desvencilhar da imagem do ingênuo Dr. Carter, que interpretou em "E.R." (ou "Plantão Médico", na TV aberta brasileira). Ótima escolha, principalmente porque Tom Mason, o líder dos sobreviventes, não se encaixaria nos brucutus de sempre dos filmes de ação. O personagem assume o grupo porque sua formação como professor de História lhe deu certa noção teórica sobre organização militar. Não porque é uma montanha de músculos. Ponto para os nerds.

Os primeiros episódios sedimentam bem o caráter dos personagens principais. Mason tem a seu lado o filho mais velho, Hal (Drew Roy), além da pediatra Anne Glass (Moon Goodblood), e o militar Weaver (Will Patton), que perdeu toda a família e se mostra bastante atormentado. Agora é esperar que os oito capítulos já produzidos cresçam bastante em termos de ritmo e dose melhor ação e drama.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;