Economia Titulo
Boleto eletrônico substitui impresso
19/10/2009 | 07:12
Compartilhar notícia


A partir de hoje será possível deixar de receber boletos bancários impressos por baixo da porta de casa. Basta aderir ao DDA (Débito Direto Autorizado), sistema desenvolvido pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos) que permite ao consumidor optar pelo boleto digital.

Aderir ao sistema pode significar mais facilidade, já que será possível pagar contas como as de condomínio, cartão de crédito e escola de qualquer lugar, evitando filas.
Contas de água, luz, gás e telefone ficarão fora no primeiro momento, pois ainda dependem de acordos com as concessionárias. A Febraban estima que o novo sistema evitará o corte de 374 mil árvores em um ano.

Pelo sistema, ao emitir boleto de cobrança, o banco vai checar na CIP (Câmara Interbancária de Pagamentos) se o sacado está cadastrado. Caso ele esteja, o documento não será impresso: os dados são enviados para o banco onde o sacado eletrônico tem conta, e o boleto fica acessível pelos métodos eletrônicos. O recebimento, no entanto, não significa o débito automático, e o documento deve ser pago na agência, caixa eletrônico ou pela internet.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;