Internacional Titulo
Bombas de quinta-feira em Londres provavelmente estavam velhas
Da AFP
22/07/2005 | 14:26
Compartilhar notícia


As bombas que explodiram na quinta-feira em uma série de atentados fracassados em Londres foram provavelmente fabricadas há várias semanas, o que fez com que os componentes ficassem velhos.

"Há duas causas possíveis para explicar o fato de que as bombas de quinta-feira estivessem defeituosas: a primeira é que os explosivos não foram fabricados corretamente e que a química estava defeituosa", declarou o especialista do centro de pesquisas do Imperial College, Hans Michels.

"A segunda, que, segundo meu ponto de vista, é a mais plausível, é que estas bombas foram elaboradas ao mesmo tempo que as que explodiram em 7 de julho. A mistura explosiva, muito instável, se degradou com o tempo, o que explica que nenhuma das quatro bombas de quinta-feira explodiu", acrescentou.

Segundo o especialista em química, 15 dias são suficientes para que a mistura química se degrade o suficiente para ficar defeituosa.

"Estamos quase seguros de que os explosivos utilizados durante os atentados de 7 de julho eram constituídos de TATP (triacetona tri-peróxido), um explosivo muito instável já que a acetona tende a evaporar, liberando um cheiro característico".

"Isso explica por que os camicases de 7 de julho compraram perfume pouco antes dos atentados, para dissimular o odor de acetona que se desprendia de suas mochilas", afirmou.

A polícia londrina negou-se a confirmar este dado, mas declarou que as bombas eram de fabricação artesanal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;