Internacional Titulo
Hospital em que Arafat está oferece medicina de ponta
Da AFP
29/10/2004 | 17:58
Compartilhar notícia


O hospital militar Percy, em Clamart (periferia de Paris, capital francesa), onde foi internado nesta sexta-feira o líder palestino Yasser Arafat, é um estabelecimento altamente especializado e que oferece o que há de mais moderno em termos de medicina.

Inaugurado em setembro de 1996, o hospital de instrução do Exército conta atualmente com 1,2 mil funcionários, divididos entre militares e civis.

Cento e dez médicos do Exército trabalham nesse estabelecimento, que conta com cerca de 430 camas. Os serviços oferecidos vão do tratamento de queimaduras e politraumatismos até hematologia ou bioquímica-toxicológica química, passando pela neurocirurgia e medicina aeroespacial, segundo o Ministério da Defesa.

A vocação do hospital é a acolhida de militares doentes e provenientes de operações no exterior, além do apoio às forças armadas.

O local também colabora com o serviço público ao receber casos de emergência ou feridos em catástrofes e atentados, como por exemplo queimados graves, e coloca seus meios à disposição das autoridades em situações de crise, como aconteceu durante a onda de calor intenso de 2003.

O conjunto Percy agrupa o hospital de instrução do Exército, um centro de tratamento de queimados, um serviço de radiologia, o centro de transfusão sangüínea e o centro de especialistas médicos navais.

O hospital tem o nome do barão Pierre-François Percy, conhecido como o pai das cirurgias no Exército. Nas batalhas napoleônicas de Austerlitz, Iena e Eylay, Percy organizou um sistema de transporte que podia levar até o coração de uma batalha oito cirurgiões acompanhados de seus assistentes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;