Economia Titulo
AmBev instala nova linha na unidade de Agudos
Do Diário do Grande ABC
11/05/2000 | 19:04
Compartilhar notícia

ouça este conteúdo

O primeiro investimento da AmBev - Companhia de Bebida das Américas - após a fusao Brahma-Antarctica, foi anunciado nesta quinta-feira. A nova empresa vai instalar uma nova linha de envasamento de cerveja na sua unidade industrial de Agudos, na regiao de Bauru, com capacidade para produzir 600 mil garrafas/dia. Com isso vai ampliar em 8% a capacidade local de produçao, que é de 4,3 milhoes de hectolitros/ano e abastece a regiao denominada pela empresa como Sao Paulo Interior (composta pelo interior paulista e as regioes limítrofes com Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

A nova unidade de envasamento começará a operar em agosto e deverá estar em plena carga até novembro. Sua instalaçao, juntamente com seis reservatórios destinados ao seu abastecimento, a Ambev está investindo R$ 10 milhoes. A gerente fabril da unidade, Virgínia Prado, informou que, por enquanto, a empresa continuará produzindo em Agudos apenas as cervejas Brahma e Skol, embora deva também ser preparada para também fabricar os produtos Antarctica, como já ocorre desde o mês passado com a linha de refrigerantes na antiga fábrica da Brahma em Viamao (RS).

Instalada em 1954 e adquirida pela Brahma em 1960, a fábrica de Agudos é hoje uma das maiores arrecadadoras de impostos da regiao. No ano passado, respondeu com 80% do ICMS recolhido no município e 35% da regiao. A criaçao da Ambev trouxe preocupaçao às autoridades locais com a possibilidade do fechamento de unidades. O prefeito Afonso Condi (PSDB) disse nesta quinta-feira, após o anúncio da ampliaçao que, mais importante do que o próprio investimento é a certeza de que ele traz de que a nova empresa tem planos para continuar em Agudos.

Embora tenha começado a produzir há 46 anos, a fábrica de Agudos tem se mantido atualizada. Durante alguns anos chegou a ser a maior entre as fábricas da Brahma e em 1997 recebeu investimentos da ordem de R$ 10,8 milhoes. Para a ampliaçao que agora se inicia, tem a parceria da prefeitura local que deu isençao do IPTU e ISS da área em ampliaçao pelos próximos dez anos. O prefeito justifica que pela sua importância na economia local, a empresa é plenamente merecedora do incentivo. Além do ICMS que arrecada, a cervejaria oferece hoje 360 empregos diretos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.
;