Economia Titulo
Vale planeja empresa conjunta com companhia chinesa
Da AFP
04/01/2007 | 14:42
Compartilhar notícia


A CVRD (Companhia Vale do Rio Doce), maior produtora mundial de ferro, pretende criar uma empresa conjunta na China para enviar minério de ferro ao próspero mercado deste país.

A empresa conjunta com a Shougang, a quinta maior do setor do aço na China, transportará minério de ferro do Brasil para uma nova fábrica que está sendo construída atualmente na província de Hebei (norte), informou o jornal China Daily.

"Esta iniciativa está destinada a reduzir os custos de transporte para contra-atacar o aumento dos preços do minério de ferro e garantir um fornecimento estável", afirmou Chen Hanyu, executivo da Shougang.

O preço do minério de ferro é um problema sério para as siderúrgicas chinesas como a Shougang, que anunciou planos para importar 15 milhões de toneladas de minério de ferro este ano, um aumento de 20% em relação a 2006.

Até o momento foram revelados poucos detalhes sobre o plano da empresa conjunta da CVRD com a Shougang, mas o jornal destacou que a mesma inclui uma frota para o minério de ferro cujos barcos terão uma capacidade de carga de pelo menos 300 mil toneladas cada um.

A frota atual da Shougang tem embarcações menores, com capacidade de carga inferior a 200 mil toneladas, segundo o China Daily.

A fábrica que receberá o material desta empresa conjunta, situada em Caofeidian, cidade portuária na Baía de Bohai, será concluída em 2008 e terá uma capacidade de produção anual de oito milhões de toneladas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;