Internacional Titulo
'Viagem adiada' de Clinton começa segunda-feira
Do Diário do Grande ABC
12/11/1999 | 14:31
Compartilhar notícia


O presidente dos EUA, Bill Clinton, empreenderá a partir de segunda-feira uma viagem de dez dias pela Turquia, Grécia, Itália, Bulgária e Kosovo, com a intençao de negociar a estabilidade nos Bálcas e impulsionar a aproximaçao entre Turquia e Europa.

Na primeira etapa de sua viagem, Clinton assistirá à cúpula da Organizaçao pela Segurança e Cooperaçao na Europa (OSCE) que acontecerá nos dias 18 e 19 em Istambul, em presença dos chefes de Estado e de governo dos 55 países-membros dessa entidade, que abrange desde Vancouver até Vladivostock.

Clinton deveria ter começado seu giro no último final de semana, em Atenas, mas essa visita teve que ser adiada até dia 19, por causa das manifestaçoes anti-americanas preparadas pelos partidos de esquerda, com exceçao dos socialistas do Pasok (no poder).

Os protestos foram motivados pelo 26º aniversário da repressao de um levante estudantil contra a ditadura dos coronéis (1967-74), que contava com o apoio de Washington. Desde entao, a cada 17 de novembro, uma marcha percorre o caminho que vai da Escola Politécnica à embaixada norte-americana.

Clinton afirmou, esta segunda-feira, que o estabelecimento de uma Europa estável, unida e democrática no século XXI dependia de três fatores: o fortalecimento dos laços com a Rússia, a estabilizaçao dos Bálcas e a reconciliaçao entre Grécia e Turquia, possível com um acordo sobre a questao cipriota e a repartiçao da soberania no mar Egeu. Ele também pediu à Uniao Européia (UE) que demostre sua visao de futuro aceitando a Turquia como parceira.

Estas serao as principais preocupaçoes tanto nos contatos com autoridades gregas e turcas como nos encontros da OSCE, cuja agenda estará dominada pela revisao do tratado de armas convencionais na Europa (CFE) e pela crise na Chechênia.

Nestes últimos meses, os Estados Unidos se empenharam em reativar as negociaçoes sobre o Chipre e em reduzir as tensoes entre Grécia e Turquia, aproveitando a aproximaçao solidária que se esboçou entre os dois países, atingidos por vários terremotos de grande intensidade, com poucas semanas de intervalo.

Clinton recebeu no final de setembro o primeiro-ministro turco, Bulent Ecevit, e se disse otimista acerca das possibilidades de retomar as discussoes sobre o Chipre, sob os auspícios da ONU e ``sem condiçoes prévias'.

Após efetuar uma breve escala em Florença (Itália) com a intençao de participar de uma conferência sobre a arte de governar bem, Clinton viajará dia 21 à Bulgária, se tornando o primeiro presidente norte-americano a visitar este país, apontado como exemplo de evoluçao democrática nos ex-países comunistas.

Clinton também abordará questoes de cooperaçao militar e tratará da questao da candidatura de Sofía à Otan.

O chefe de Estado norte-americano concluirá seu giro em 23 de novembro, com uma breve visita a Kosovo, onde visitará o contingente norte-americano que participa da KFOR.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;