Política Titulo Conselho Tutelar
Eleição segue sem data em Mauá

Justiça ainda não autorizou realização do pleito, suspenso desde novembro

Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
17/01/2012 | 07:11
Compartilhar notícia


A Justiça de Mauá não cumpriu a expectativa nutrida pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e a eleição para a escolha de 30 conselheiros tutelares da cidade segue sem data para ocorrer. A nova esperança do CMDCA é a de que o pleito seja autorizado pelo Fórum até sexta-feira.

A presidente do CMDCA (instituição responsável por organizar a eleição), Vanderli Maria da Silva, aguardou para ontem a notificação da juíza da Infância e da Juventude, Maria Goretti Beker Prado, com a indicação de data para a concorrência, o que não ocorreu. A disputa foi marcada inicialmente para o dia 27 de novembro, mas foi suspensa pela magistrada pelo não cumprimento da Lei Municipal 2.480/93, que criou o estatuto do Conselho Tutelar.

O impedimento foi causado pelo não afastamento de conselheiros postulantes à reeleição, conforme o previsto, à época, pela norma. Posteriormente, a exigência foi revogada pelo governo mediante alteração à lei enviada e aprovada pela Câmara, o que viabiliza a eleição.

Apesar de ainda não contar com o aval da Justiça, Vanderli projeta realizar o pleito após o retorno dos funcionários das escolas (palcos da votação) do recesso, em fevereiro. "Eles foram treinados para a eleição. Por isso, o ideal é aguardar o mês que vem."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;