Internacional Titulo
Irã exige que Saddam responda por crimes cometidos contra Teerã
Da AFP
18/07/2005 | 11:48
Compartilhar notícia


O ministro das Relações Internacionais do Irã, Kamal Kharazi, pediu ao Iraque que cuide para que Saddam Hussein responda pelos crimes cometidos contra seu país. O primeiro-ministro iraquiano, Ibrahim al-Jaafari, estava em visita oficial a Teerã neste domingo.

"A República Islâmica do Irã espera que as autoridades iraquianas examinem seriamente e de maneira conseqüente os crimes cometidos pelos dirigentes do antigo regime iraquiano contra a nação iraniana durante o julgamento de Saddam Hussein", disse Kharazi a seu colega iraquiano, segundo a agência oficial Irna. "O Irã entregará todas as provas e todos os documentos necessários ao tribunal especial".

O Iraque de Saddam Hussein manteve uma guerra contra o Irã que deixou um milhão de mortos entre 1980 e 1988, segundo uma avaliação aceita pelos dois lados. O Irã lembra que foi a última vítima das armas químicas e mísseis de Saddam Hussein, utilizadas contra suas tropas e também contra seus civis. Durante o conflito, as cidades petroleiras de Abadan e Khorramchahr (sudoeste) sofreram graves danos. Muitas outras cidades iranianas foram alvo dos mísseis iraquianos.

O juiz de instrução do TSI (Tribunal Especial Iraquiano), Raed Juhi, informou no domingo que a data do julgamento de Saddam Hussein pela matança de 143 xiitas (radicais religiosos) será anunciada "nos próximos dias".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;