Internacional Titulo
Autoridades britânicas ignoraram ameaça de Osama bin Laden
Da AFP
13/07/2005 | 17:30
Compartilhar notícia


A revista alemã Focus afirmou nesta quarta-feira que as autoridades britânicas diminuíram o nível de alerta antes dos atentados de quinta-feira passada em Londres, apesar da recepção de uma ameaça direta de Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al-Qaeda.

De acordo com o site da revista, que cita fontes próximas à segurança francesa, o MI5 (serviço de inteligência interna britânicos) receberam um vídeo no qual Bin Laden advertia: "Já que vocês bombardeiam nossas cidades, vamos bombardear as suas".

A gravação, que também havia sido enviada ao DGSE (serviço secreto francês) e a outros países europeus, foi autenticada mas nunca publicada, destacou Focus.

Segundo a publicação, a DGSE e o MI5 compartilharam suas informações sobre o vídeo em maio passado, mas as autoridades britânicas decidiram em junho abaixar seu nível de alerta por considerar que a ameaça tinha se tornado "substancial", e não era mais "severa".

A revista lembrou que a Grã-Bretanha, que mantêm cerca de 2 mil soldados no Afeganistão e 9 mil no Iraque, participou com os Estados Unidos de bombardeios na região de Karabilah, perto da fronteira síria, como parte da operação Lance conduzida entre os dias 19 e 21 de junho.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;