Turismo Titulo
Serra Gaúcha: o encanto das montanhas no verão
Heloísa Cestari
Enviada à Serra Gaúcha
11/02/2004 | 19:15
Compartilhar notícia


Quando se pensa em viajar no verão, o primeiro destino que vem à cabeça é sempre o litoral, com suas praias abarrotadas de gente, diversão e muito calor. O que poucos se lembram é que, nesta época do ano, as regiões serranas – aquelas que viram point nacional durante o inverno – revelam atrativos naturais e culturais que não deixam nada a perder para as mais badaladas orlas da costa brasileira. E o que é melhor: a temperaturas amenas e preços bem mais em conta.

Para mostrar estas e outras vantagens que, durante os verões da década de 20, atraíram milhares de turistas para a região das Hortênsias, na Serra Gaúcha, as cidades de Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis lançaram em janeiro a campanha Veraneio na Serra Gaúcha – Um Sonho de Verão, que se estenderá até o dia 31 de março com uma infinidade de atrações culturais, gastronômicas e de lazer, além de descontos em torno de 30% em hotéis, restaurantes, lojas e parques.

Em cada dia da semana, o foco das atenções e ofertas se concentra em uma cidade diferente. Canela impera nas segundas-feiras, com seus parques e diversas atividades de aventura em meio à natureza. As terças são indicadas para visitas às casas em estilo enxaimel da comunidade alemã de Nova Petrópolis. Às quintas, São Francisco de Paula revela seu charme rural em visitas a fazendas, cachoeiras, trilhas e nos seus saborosos pratos típicos do interior gaúcho. E as sextas-feiras ficam a cargo de Gramado, que organizou uma extensa agenda cultural com danças gaúchas, apresentações folclóricas alemãs, corais, oficinas de artesanato e cafés coloniais, além da Festa da Colônia e dos espetáculos de música erudita do projeto Verões Musicais, que encerrará no próximo dia 14 com a participação de cantores e instrumentistas de várias partes do mundo.

Até 28 de março, quem visitar Gramado poderá conferir a exposição A Epopéia de Anita e Giuseppe Garibaldi no Banrisul. Outro destaque da programação são os roteiros de agroturismo, com duração de quatro horas, pelo interior da cidade – considerada o maior destino turístico do Estado e quarto do país, atrás apenas do Rio, Salvador e São Paulo.

Os quatro roteiros – realizados em um ônibus temático, ano 58 – partem da praça das Comunicações (em frente à Casa do Colono) às 9h e 15h, e têm degustação incluída nos preços. Um deles, batizado de Raízes Coloniais, leva o turista para os locais que teriam dado origem à cidade, incluindo visitas a uma casa construída pelos primeiros imigrantes há mais de 100 anos, um museu com peças da imigração italiana, um moinho, uma fábrica artesanal de erva-mate e uma propriedade típica colonial, onde o visitante é convidado a degustar vinhos, licores, pães, queijos e salames caseiros.

Já no passeio intitulado O Quatrilho, pelas localidades de Campestre do Tigre e Tapera, o turista tem a oportunidade de conferir in loco os lugares onde, na vida real, viveram os protagonistas do romance O Quatrilho, de José Clemente Pozenato, cujo longa-metragem chegou a ser indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 1996. O passeio narra a história de dois colonos que, ao lado de suas respectivas esposas, se associaram para comprar uma propriedade e acabaram por efetuar uma espécie de troca de casais em pleno início do século passado. “Meus pais não deixavam contar esta história para ninguém. O caso foi uma vergonha para a família”, disse Haidi dos Reis, 52 anos, bisneta de Giuseppe Dal-Ri, interpretado por Bruno Campos no filme.

Além dos locais onde o romance se passou, incluindo um moinho e os túmulos de Maria Bareta e Nicodemo Trentin, o roteiro abrange visitas às plantações de uva da família Lazaretti – que mostra o processo de produção artesanal do vinho e da graspa, com direito a degustação – e a uma propriedade de família alemã para saborear um típico café colonial. Impossível não retornar do passeio com alguns quilinhos a mais na consciência!

Há ainda os passeios Jeep Tour, que leva o turista para conhecer os parreirais e rios da Serra Grande a bordo de um jipe; e Mergulho no Vale, que passa por morros, cachoeiras, a gruta de Nossa Senhora de Lourdes e por fazendas onde se pode conferir a produção de vinho caseiro e até dar de comer às ovelhas. Outras informações sobre os roteiros de agroturismo em Gramado podem ser obtidas pelo telefone (0XX54) 286-2476.

A jornalista viajou a convite da organização do evento Veraneio na Serra Gaúcha e da Gol.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;